Crédito: Defesa Civil de Maceió

Fonte: Prefeitura de Maceió

A Defesa Civil de Maceió (DCM) abre, na próxima segunda-feira (6), as inscrições para o curso de formação de voluntariado dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s). O curso é parte do processo seletivo para composição dos Núcleos, que deverá ocorrer ainda este ano. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 13 de setembro através https://forms.gle/y3bPdnob6kBnSU757.

De acordo com o diretor social da Defesa Civil, Eugênio Dantas, após o curso, haverá uma seleção para os números de vagas de cada território. “Há uma comissão formada por membros da Defesa Civil. Os candidatos têm que obedecer aos critérios como: a participação no curso, comprovação que é residente naquela comunidade para qual está se candidatando e ter interesse de ser voluntário”, explicou.

O edital para chamamento pode ser acessado em http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/pdf/2021/09/A-EDITAL-DE-CHAMAMENTO_NUDEC-v6.pdf

Objetivos do curso

• Estimular a participação de movimentos sociais, líderes comunitários, instituições que compõe o território e a sociedade civil em ações de segurança social e preservação ambiental;

• Capacitar as lideranças dos NUDEC´s para colaborar ações de respostas que minimizem os danos e as perdas decorrentes dos desastres;

• Planejar em conjunto com os NUDEC´s um plano de ação que vise mitigar os riscos no período da quadra chuvosa;

Os Núcleos propõem a ser uma ponte entre a Defesa Civil e a comunidade, onde os voluntários identificarão os riscos e apontarão soluções ao órgão para que encaminhamentos sejam realizados as secretarias municipais.

“Eles vão sinalizar os principais problemas e vão construir um plano de ação apontando os pontos e suas principais ameaças. A Defesa Civil deve atuar encaminhando para as pastas as demandas das comunidades. Nós acreditamos que por meio da atuação deles, essas problemáticas apareçam de forma mais nítidas e que as soluções sejam mais céleres”, defende o diretor.

O que é Nudec?

Os Núcleos têm como finalidade implementar a integração de todo o Sistema de Defesa Civil, empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.

Essas ações se dão através de programas de mudança cultural e treinamento, através do engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas e cientes de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária.

É no Nudec que poderão acontecer os debates acerca da questão da segurança da localidade numa perspectiva da Segurança Global da População, pois os acidentes e desastres acontecem prioritariamente nos espaços locais.

Com ele, é possível envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

O diretor conclui convocando a população para participar dos cursos. “Se você quer ser esse Nudec faça a inscrição no curso para que possamos ampliar as possibilidades de solução dos problemas das comunidades”, convida Eugênio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui