Arquivo CBMMS
Data: 01/07/2016 / Fonte: Revista Emergência

Para diminuir o número de incêndios que ocorriam no século XVI, Dom Pedro II instituiu, no dia 2 de julho de 1856, o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, data lembrada como Dia Nacional do Bombeiro. Atualmente, além de atender ocorrências de combate a incêndios, os bombeiros realizam atendimentos de busca e resgate, salvamento aquático, ações preventivas, entre outras funções. Para festejar a data e homenagear os soldados do fogo, corporações de todo o país estão realizando, desde o final de junho, cerimônias, competições, entrega de condecorações, ações junto à comunidade e apresentação de momentos importantes que marcaram a trajetória dos bombeiros nos estados brasileiros. Os festejos devem se estender até meados deste mês. Confira algumas atividades:

CBMAL
A corporação realiza, dia 1º de junho, uma exposição de materiais e viaturas utilizadas pela instituição na praça Deodoro, no Centro de Maceió. No dia 2 às 15h ocorre um simulado operacional de resgate e salvamento em estruturas colapsadas, aberto ao público, na edificação abandonada da construtora “Falcão”, localizado na Av. Gustavo Paiva. Já no dia 03 de julho, a banda de música da corporação realizará uma apresentação às 19h no Shopping Pátio Maceió.

CBMDF
Dentre as atividades alusivas à data está a maratona aquática Travessia de Fogo, realizada no dia 25 de junho, no Lago do Paranoá. No dia 4, haverá a solenidade de abertura dos jogos olímpicos do Colégio Militar Dom Pedro II, que seguem até o dia 8. A população poderá assistir às competições.

CBMES
Como abertura da Semana de Prevenção Contra Incêndio a corporação deu início as atividades no dia 27 de junho, com a 7ª edição do Seminário de Prevenção Contra Incêndio e Pânico na Construção Civil, no Anfiteatro da Universidade Vila Velha. A data será comemorada até 3 de julho, incluindo na programação simulados e cursos sobre combate a incêndio, salvamento em altura e APH, campanhas educativas, entre outros eventos.

CBMMS
A programação em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro ocorre entre os dias 30 de junho e 3 de julho, no Shopping Bosque dos Ypês, em Campo Grande, com atividades e eventos aberto à comunidade. No local terá uma exposição de equipamentos utilizados pelos bombeiros (10h às 22h). Para crianças de até 12 anos, a corporação instalou uma estrutura para escalada, prática de rapel e tirolesa (13h às 17H). Os militares também irão ministrar oficinas de RCP no sábado (2) e no domingo (3), às 14h, 17h e 19h.

CBMSC
Corporação promoveu a Semana de Prevenção Contra Incêndio – Alerta Vermelho, envolvendo palestras, exposições, desfiles, simulados e um mutirão de inspeção a residências do estado, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes e incêndios.

CBPMESP
Os militares paulistas realizarão o 5º Desafio Bombeiros em 3 de junho, no Parque da Independência, São Paulo/SP. Além das competições realizadas pelos bombeiros, a corporação fará uma solenidade de comemoração a data, com a entrega do Título de Bombeiro Honorário. O início do evento está programado para às 10h.

CBMTO
A corporação realiza, no dia 3 de julho, a 11º edição da Corrida do Fogo. A largada acontece às 6h 30min, em frente à sede do Comando Geral, antigo Aeroporto de Palmas. Nesta edição os bombeiros abraçaram a campanha “Todos pelo João”, no qual parte do valor arrecadado com as inscrições serão revertidas para ajudar no tratamento de João Augusto Tormim Ferreira Borges, de três anos. O menino nasceu prematuro e com oito meses de idade foi diagnosticado com leucomalacia periventricular, uma paralisia cerebral que afeta os quatro membros.

A Revista Emergência também presta sua homenagem aos soldados do fogo, e conta com sua colaboração. Se você está participando destas e outras celebrações pelo país, envie sua foto acessando nossa fan page no Facebook: https://www.facebook.com/rev.emergencia. Acompanhe também a cobertura completa das atividades realizadas pelas corporações em nossa edição de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui