Divulgação/Corpo de Bombeiros de Goiás
Data: 06/07/2016 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Goiás

Goiânia/GO – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu na manhã desta quarta-feira, 6, a solenidade de formatura do Curso de Geoprocessamento Aplicado às Ações de Defesa Civil. A cerimônia, realizada no Auditório da Secretária de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Superintendente da SSPAP, Coronel Edson da Costa Araújo, e o Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior.

A atividade, resultado de parceria entre o Comando de Operação de Defesa Civil do CBMGO e o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, foi realizada entre os meses de abril e junho, somando mais de 140 horas de aulas teóricas e práticas.  Participaram do curso 20 profissionais.

Geoprocessamento
O Geoprocessamento é uma ferramenta de gestão que encontra atuação em desastres naturais e antropogênicos, imprescindível no aperfeiçoamento das atividades  dos profissionais envolvidos.  Possibilita o monitoramento das possíveis áreas de ocorrência de desastres, através de informações cartográficas, criação de bancos de dados georreferenciados para a análise dos fatores de risco, contínua e sistemática, subsidiando tomadas de decisões certeiras e oportunas na prevenção de incêndios florestais ou alagamentos, acidentes com produtos perigosos, erosões e degradação de vegetação, dentre outros.

Os dados são obtidos por meio de imagens via satélite, o que viabiliza a produção de mapas, estatísticas, modelagens gráficas e matemáticas.  Adicionalmente, permite a atuação de maneira integrada com todos os atores parceiros envolvidos nos processos de Proteção e Defesa Civil, incluindo o setor saúde no que se refere a surtos ou epidemias de doenças transmissíveis como a dengue, zika vírus, chikungunya, leptospirose, diarreias e doenças respiratórias. Atuando na prevenção e/ou diminuição dos danos causados à população atingida nesses tipos de ocorrências.

A utilização dessa tecnologia coloca o Corpo de Bombeiros de Goiás entre os melhores do Brasil, utilizando informação espacial confiável e atualizada, apresentada de forma conveniente no momento de tomada de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui