Data: 17/06/2016 / Fonte: Governo do Tocantins

Tocantins – Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realizará, entre os dias 22 de junho e 3 de julho, a 11ª Semana do Bombeiro. A cerimônia de abertura ocorrerá na próxima quarta-feira, 22, às 7h30, na entrada principal do Palácio Araguaia, com a realização do Revezamento da Tocha e abertura oficial do Protege Tocantins, às 14 horas.

Corrida da Tocha
A Corrida da Tocha é o marco inicial das atividades promovidas em comemoração à Semana do Bombeiro, que tem como proposta integrar bombeiros e sociedade em diversas competições. Nesta edição, 30 bombeiros se revezarão na passagem da tocha durante todo o percurso, de mais de 5 km, que iniciará no Palácio Araguaia e terminará no 1° Batalhão de Bombeiros Militar.

Protege Tocantins
O evento, que está em sua 2º edição, discutirá protocolos e políticas nacionais de bombeiro e apresentará novos equipamentos e técnicas de trabalho. A abertura oficial será às 14 horas, do dia 22 de junho no auditório do Palácio Araguaia. Dentro da programação do Protege, ocorrerão simultaneamente o 2º Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins, a Reunião de Comandantes-gerais da Amazônia Legal, a cerimônia de premiação dos bombeiros vencedores do 1º Concurso de Fotografia Bombeiro em Foco, a Cerimônia de Formatura do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut) e a realização da Prova Bombeiro de Aço.

Bombeiros em Ação
O projeto que tem o objetivo de atender ao público infanto-juvenil e comunidade local, para acrescentar, em suas vidas princípios, e valores, será realizado no sábado, 25, das 8 às 15 horas, no Centro Esportivo Militar e contará com participação de mais de 1.200 alunos além da comunidade em geral. Na oportunidade, serão ofertados serviços diversos à comunidade como: corte de cabelos, palestras, atendimento médico e odontológico, brincadeiras, prática de esportes radicais e banho com caminhão de bombeiros.

Travessia do Lago
Nesta edição, o Corpo de Bombeiros ampliou o número de vagas de 100 para 250, dividindo-as nas categorias Bombeiro, Público Geral e Infantil. Os nadadores percorrerão um trecho de 500 m, 2,5 km e 5 km, com e sem nadadeiras. Outra novidade deste ano é que a prova lança o projeto Adote um Atleta Infantil, que tem como objetivo mobilizar a comunidade em prol de crianças que não têm condições de adquirir equipamentos para prática esportiva.

Bombeiro de Aço
Criada em 2011, a prova ocorrerá, este ano, no pátio do 1° Batalhão de Bombeiros, no dia 23 de junho, às 16h30. É direcionada aos bombeiros e busca analisar conhecimentos técnicos e operacionais, condicionamento físico, agilidade, resistência e concentração dos participantes. A competição é composta por quatro fases: subida na torre, içamento de mangueira e descida da torre; teste de força e slalow; arraste de mangueira com extinção de incêndio; e salvamento de vítima inconsciente. Vence o bombeiro que concluir em menos tempo e com menor número de erros.

Futebol
O Torneio de Futebol Francisco das Chagas Santos é realizado tradicionalmente durante a Semana do Bombeiro e tem como objetivos a integração e a confraternização entre as tropas do Corpo Bombeiros do Tocantins. Ao todo, participarão da competição oito equipes. A primeira fase acontecerá com jogos no interior e na Capital, a fase final será realizada no dia 29, no mesmo dia em que será realizada a partida da categoria Máster entre bombeiros e policiais militares.

Corrida do Fogo
Uma das provas mais tradicionais de corrida de rua da Capital, a 11ª edição da Corrida do Fogo ocorrerá no domingo, dia 3 de julho, e reunirá mais de  mil atletas. Nesta edição, os bombeiros abraçaram a campanha Todos pelo João, onde parte do valor arrecadado com as inscrições será revertido para ajudar no tratamento de João Augusto Tormim Ferreira Borges, 3 anos. O menino nasceu prematuro e, com oito meses de idade, foi diagnosticado com leucomalácia periventricular, uma paralisia cerebral que afeta os quatro membros.

A prova terá a duração máxima de 1h45min. O evento corresponde a 5ª Etapa do Circuito Virgílio Coelho de corridas de rua.

Programação
22/06

7h30 – Corrida da Tocha / Saída do Palácio Araguaia, em direção ao 1° BBM
14 horas – Abertura do Protege Tocantins, no Auditório do Palácio Araguaia

23/06
17 horas – Prova Bombeiro de Aço, no 1º Batalhão de Bombeiros Palmas

24/06
8 horas – Formatura do Cemaut e Premiação do Concurso de Fotografia dos Bombeiros, no Auditório do QCG da PM

25/06
Das 8 às 13 horas – Bombeiros em Ação, no Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil)

26/06
7h30 – Travessia do Lago, na Praia da Graciosa

29/06
19 horas – Encerramento Torneio de Futebol, no Clube da AABB

3/07
7 horas – Corrida do Fogo, com saída do QCG dos Bombeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui