Crédito: Corpo de Bombeiros do DF / Reprodução

Fonte: G1

Até o começo da tarde desta terça-feira (7), o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal registrou 29 ocorrências de incêndio no Cerrado. Um dos focos começou por volta das 13h30, em uma área de mata em frente ao estádio Serejão, próximo ao viaduto de acesso a Samambaia.

Outro incêndio ocorre em uma área da Torre de TV Digital, no Setor Habitacional Taquari. O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas desde às 14h, com cinco militares.

Na Estação Ecológica Águas Emendadas, em Planaltina, o fogo começou na segunda-feira (6) e mesmo depois de parecer controlado, ganhou força novamente nesta terça. Desde às 10h17 os militares trabalham para apagar as chamas e fazer o trabalho de rescaldo, para que as cinzas com brasa não se espalhem para outros pontos da mata.

Na segunda-feira (6), 20 militares e 20 brigadistas do ICMBio atuaram para apagar as chamas que se alastraram por 10 hectares da reserva.

Em Samambaia, a contadora Maria das Neves registrou o fogo da janela de casa. “Dá para ouvir o barulho enorme do fogo se alastrando. Fui olhar pela janela e me assustei”, disse ela.

“As labaredas estão altas e dá pra ver de longe”, conta Maria das Neves.

Nesta terça-feira, o Inmet também emitiu alerta de grande perigo de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. A umidade relativa do ar chegou a 11%.

Orientações para amenizar os efeitos da seca:

  • Beber bastante líquido;
  • Não fazer atividades físicas na rua;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente;
  • Evitar bebidas diuréticas como café e álcool;
  • Buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui