Fonte: Prefeitura de Nova Santa Rita/RS
A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Defesa Civil municipal, trabalhou diretamente no incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa Dorf Ketal, instalada na rua da Pedreira, no bairro Pedreira. O início das chamas foi por volta das 18 horas do domingo (20) e o combate se estendeu durante a madrugada da segunda-feira (21). A causa do sinistro ainda é desconhecida.
O prefeito, Rodrigo Battistella, acompanhou o trabalho das equipes desde o primeiro momento. “Felizmente não havia funcionários no local no momento das chamas. Tivemos o registro da morte de uma pessoa, o que nos deixa entristecidos e compadecidos com a família e amigos. A empresa trabalha com aditivos e produtos químicos, e estava com toda documentação do município em dia”, salienta o líder do Executivo.
A Secretaria do Meio Ambiente, coordenada pelo titular da pasta, Leonardo Martins, trabalha desde o domingo junto com os(as) técnicos(as) da companhia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) para mapeamento de possíveis danos ambientais. “Instalamos, ainda na madrugada, barreiras de contenção para evitar que o líquido contaminado chegasse ao Rio do Sinos. O material que vazou está sendo drenado por uma empresa contratada pela Dorf Ketal e, posteriormente, será analisado pela Fepam”.
Acionamento e resposta imediata da Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil, José Murilo, ressalta que o primeiro acionamento ocorreu no fim da tarde do domingo, através de celular. “A nossa equipe rapidamente se deslocou até o local. Quando chegamos, os(as) Bombeiros(as) Militares já faziam o combate inicial”. A partir dali, tendo conhecimento do tamanho da ocorrência, foi feito o acionamento do Plano de Emergência, que envolve secretarias estratégicas e o Exército, que compareceu no local com caminhões.
“Auxiliamos o Corpo de Bombeiros Militar que conduziu os trabalhos de combate às chamas. Orientamos moradores(as) e isolamos às ruas para evitar aproximação de curiosos”. Murilo destaca que a rápida resposta dos entes que compõem o plano fez a diferença para que a ocorrência tivesse o menor dano possível. “A Secretaria de Meio Ambiente solicitou que disponibilizássemos uma embarcação, para instalação de barreiras para evitar a chegada do líquido – oriundo da empresa – no rio”.
“Ficamos até cerca das 4 horas. Acionamos a Defesa Civil do Estado, que rapidamente veio até a nossa cidade”, complementa o coordenador. Segundo ele, é importante que a comunidade tenha ciência que tudo está sob controle. “Não há qualquer risco de contaminação no ar e não é necessário que moradores saiam de suas casas”.
Battistela elogiou a atuação da Defesa Civil na ocorrência. “Foi um grande trabalho de equipe, com todas as forças municipais unidas para garantir a qualidade dos serviços e a integridade da vida das pessoas, que é o mais importante. Nós estivemos presentes e seguimos acompanhando o caso, assim como prestando esclarecimentos à comunidade”.
“Vamos reforçar o pedido para instalação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade”
Em um terreno doado pela Prefeitura de Nova Santa Rita, na gestão do prefeito Battistella, está instalado o Centro de Motomecanização do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Por coincidência, o endereço é ao lado da companhia que pegou fogo no fim do domingo.
A localização estratégica da unidade foi fundamental no combate às chamas. “Os caminhões abasteciam seus tanques no hidrante que está instalado logo na entrada, isso foi fundamental para a agilidade no atendimento”, destaca o líder do Executivo. A Administração, recentemente, realizou a reforma do prédio, que recebeu pintura e a instalação de novas salas para o trabalho dos colaboradores.
Desde quando era secretário de Indústria e Comércio, Battistella já vinha batalhando pela instalação de uma unidade em Nova Santa Rita. A cidade, segundo ele, está em pleno crescimento e abarca uma grande diversidade de empresas. “Temos novos condomínios, grandes players do mercado estão conosco e muitos chegando. Precisamos que o Estado seja ágil e atenda essa demanda. Prezamos pela vida das pessoas e os bombeiros têm papel fundamental em caso de sinistro”.
De acordo com ele, o governo será – mais uma vez – cobrado. “É uma luta de muitos anos. Vamos reforçar o pedido para instalação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade”. Na ocorrência do fim de semana, cerca de 70 bombeiros(as) atuaram diretamente no combate às chamas, entre eles militares e civis, além do apoio da Defesa Civil, brigadistas, Brigada Militar, Exército e empresas do ramo petroquímico.