Crédito: Via 040 / Divulgação

Fonte: G1

O Dique Lisa que transbordou e atingiu um trecho da BR-040, na manhã deste sábado (08) em Nova Lima, Região Metropolitana de BH, passou para nível três de emergência, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). Isso significa risco elevado de rompimento e é o mais alto nível de alerta.

Segundo a Defesa Civil estadual, a Agência enviou um comunicado sobre a alteração do nível de emergência.

No texto, a ANM afirma que a alteração foi feita durante uma vistoria realizada neste sábado pelos técnicos da Agência.

A ANM declarou que a desinterdição da Mina será possível quando a empresa executar medidas que garantam a estabilidade do Dique e que há uma equipe no local trabalhando junto a empresa para evitar o rompimento.

A Agência informou que seis pessoas que moram próximas a barragem, foram retiradas de casa em segurança. Procurada pela reportagem do g1, a empresa ainda não informou se está auxiliando esses moradores.

O Corpo de Bombeiros informou que tem conhecimento da elevação de emergência e que trabalha com o monitoramento.

“Os bombeiros foram acionados sobre a elevação de nível. Já esperávamos essa elevação. Por causa das circunstâncias no local. Geralmente quando se trata de movimentação da pilha de estéril, enquanto não atestam essa estabilidade, ocorre essa alteração para nível 3. Monitoramos junto com os outros órgãos a situação”

O transbordamento

Um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (8). A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31.

Os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Uma pessoa ficou ferida.

Após o transbordamento, a Justiça determinou a suspenção dos trabalhos na Mina e exigiu que a empresa garanta a estabilidade do empreendimento.

A Vallourec informou que ainda não foi notificada da decisão, mas que a empresa já suspendeu as atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui