Crédito: Ascom | CBMCE

Fonte: CBMCE

O Corpo de Bombeiros salva 30 vidas de afogamentos em Fortaleza e Caucaia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 30 vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, e Lagoa do Cauípe em Caucaia, considerando: sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza e Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) que atua na Praia do Futuro realizou 788 prevenções na faixa de areia e realizou 29 resgates de banhistas com vida, em situação de afogamento, além de dois atendimentos pré-hospitalar, sendo um mal súbito e um choque anafilático, ambos atendidos e encaminhados a uma unidade de pronto atendimento por meio de uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros.

Somente na Praia do Futuro, das 29 vidas salvas, 20 são do Ceará, enquanto que 9 são turistas de outros estados, dos quais: 04 de Belo Horizonte, em Minas Gerais, 04 de Recife, em Pernambuco e 1 de Goiânia, em Goiás.

Enquanto que em Caucaia, a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar/BBS) realizou 264 prevenções e salvaram 1 criança de 9 anos de idade da Lagoa do Cauípe, a vítima foi entregue aos familiares consciente e orientada, sendo turista de São Paulo/SP. No total, 20 cearenses salvos, assim como, 10 turistas.

Destaque

Por volta das 15h15 da tarde deste domingo (28), os guarda-vidas do Posto de Guarda-vidas (PGV 02), o soldado Mateus Macedo e o soldado Veríssimo atuaram em um salvamento quíntuplo de cinco banhistas, dos quais: 4 pernambucanos, com idades de 22, 24, 38 e 39 anos e 1 cearense, residente no Papicu em Fortaleza de 27 anos de idade. Todos salvos de modo rápido que sequer ingeriram água e não sendo necessário o atendimento pré-hospitalar (APH).

Prevenção

De acordo com o major Chailon Fonteles, além de salvar 30 vidas, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 1.052 prevenções de afogamentos e 2 atendimentos pré-hospitalar ao longo dos três últimos dias.

“O Batalhão de Busca e Salvamento [BBS] viabilizou para essas ações 50 guarda-vidas em 19 postos, além de quatro quadriciclos, quatro viaturas quatro por quatro e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento”, detalhou o comandante da 1ª CSMar/BBS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui