Crédito: Divulgação/Defesa Civil

Fonte: G1

A barragem de uma represa rompeu e a lama invadiu uma casa enquanto os moradores dormiam no bairro Pedra Vermelha, em Munhoz. O caso ocorreu durante a madrugada deste domingo (6). Um boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar Ambiental e será encaminhado para o Ministério Público. A Defesa Civil também investiga o caso.

Segundo a Defesa Civil, a represa é das quatro localizadas em uma propriedade particular que fica na zona rural da cidade. Ela é utilizada para criação e peixes e, conforme a Defesa Civil, a maior se rompeu e sobrecarregou duas barragens menores.

Crédito: Divulgação/Defesa Civil

Ainda de acordo com a Defesa Civil, além de arrastas vacas e cabras, a lama seguiu o fluxo e atingiu a área de abastecimento municipal de água da cidade. A cidade chegou a ficar sem abastecimento de água, mas o problema já foi resolvido.

A família foi retirada do imóvel por conta da lama, mas já voltou ao local após a limpeza da casa, que havia sido invadida pela lama.

As causas do acidente ainda são investigadas, mas informações iniciais da Defesa Civil apontam que o proprietário começou uma obra nas proximidades da base da primeira represa e acabou retirando muita terra. Isso, segundo a Defesa Civil, teria enfraquecido a área que acabou cedendo durante a madrugada.

O agente regional da Defesa Civil do Estado, Vanderlan Domingos Ribeiro, iniciou, junto com os funcionários e do dono da propriedade, a realizar a vazão gradual da água dos outros reservatórios.

Um boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar Ambiental e será encaminhado para o Ministério Público, que deve iniciar uma investigação sobre a situação cadastral destas represas da propriedade particular no Instituto Mineiro de Gestão de Águas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui