Data: 14/09/2012 / Fonte: Revista Emergência

Situações de emergência e desastres naturais exigem rapidez e praticidade no contato entre os envolvidos no atendimento às vítimas. Para atender à neces­sidade de contar no Brasil com um equipamento portátil de interoperabilidade em comunicações críticas, a C.A.B. International (Consultores Associados do Bra­sil), em parceria com a SOS SUL, trouxe o ICRI (In­cident Commanders´ Radio Interface).

Ele é capaz de interligar os rádios de diversas marcas, mo­delos, redes e seus terminais (móveis, fixos e ­portáteis) para atendimento em situações emergenciais. Com o ICRI, os rádios de diversas entidades de a­tendimento público como bombeiros, polícia, defe­sa ­civil, SAMU e Forças Armadas comunicam-se tanto en­tre si quanto com a telefonia móvel e fixa, fones satelitais e celu­lares.

Fabricado pela empresa norte-americana C-AT (Com­munications-Applied Tech­nology), trata-se de um equipamento de baixo custo, altamente portátil e fá­cil de operar. Funciona durante 24 horas com oito pilhas AA alcalinas, ou com outras fontes de energia, como bateria externa. Ele pode incluir até quatro grupos de conversação, uma configuração totalmente à prova de água, a opção VoIP (Voz sobre IP), assim como portas para alto-falantes.

O presidente da C.A.B. International, Carlos Barbouth, ressalta a necessidade do uso deste equipamento no Brasil. “Em desastres como os acidentes de grande porte ou catástrofes naturais, por exemplo, é necessário que polícia, bombeiros e de­fesa civil comuniquem-se, porém as diferenças entre os equipamentos ­dificultam o contato. O ICRI resolve este tipo de dificuldade, daí a sua ­importância.”

A Polícia Militar do Rio de Janeiro testou o produto durante a ­Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sem o a­poio de uma infraestrutura pré-agendada. Ou seja, si­mulando uma ação de emergência em que o equipamento é lançado no terreno no meio da crise e tem de funcionar. Nesta avaliação a PM classificou o ICRI como uma solução de gestão de comunicações críticas eficiente e robusta, ideal para a­ções de emergência que demandem integração entre tecnologias de comunica­ções diferentes, por exemplo, Tetra, APCO25, Tetrapol, Rádios Analógicos e Nextel.

Empresa

A C.A.B. International – Consultores Associados do Brasil, atuante no mercado há 15 anos, é a representante exclusiva no Brasil da C-AT (Communications-Applied Tech­nology) para o produto ICRI. Ela representa na América Latina o grupo multinacional SAVOX Communications e a sua subsidiária canadense CON-SPACE, líder mundial em equipamentos para busca e resgate técnico em estruturas colapsadas.

Mais informações em www.superguianet.com.br.


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui