Crédito: Sérgio Mendonça Jr.

Fonte: Assessoria de Imprensa Helisul Aviação

A utilização de música para amenizar o sofrimento de pacientes em estado grave tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores da área da saúde. O uso dessa técnica é comprovadamente benéfico para humanizar o ambiente hostil de uma UTI, além de amenizar o estresse e a ansiedade causados pelo internamento do paciente. Na vanguarda do cuidado no atendimento clínico, a Helisul Aviação participou do projeto piloto de uma pesquisa científica sobre musicoterapia em voo, publicada no Global Journals of Medical Research.

O projeto contou com a participação de dois médicos da Companhia no grupo de pesquisadores composto por Andréa Oliveira, Alessandra Aparecida T. Neves, Michelle Taverna e Felipe Novak, coordenador do departamento Aeromédico da empresa. De acordo com o Dr. Novak, a publicação fez uma revisão da literatura sobre como a técnica de musicoterapia pode diminuir o estresse e melhorar os dados vitais dos pacientes em estado crítico que são transportados. “Atuamos no serviço de transporte aeromédico desde 2011. Contamos com profissionais experientes, equipamentos de alta tecnologia e excelentes aeronaves. Participar desse projeto piloto é mais uma inovação para o bem-estar do paciente e para humanizar ainda mais o nosso atendimento”, explica.

Como achado do estudo, os pesquisadores observaram que em ambientes altamente tecnológicos, como aviões e helicópteros, essa alternativa é eficaz na redução de estressores de voo. “As impressões relatadas pelos pacientes e familiares foram as melhores possíveis. Eles se sentiram mais acolhidos e confortáveis durante o transporte”, celebra.

Dr. Novak acrescenta que unir a Helisul Aviação – uma das maiores empresas do setor de transporte aeromédico do País – à pesquisa científica visa contribuir para a produção de conhecimento acadêmico a partir da vivência prática e garante um serviço de excelência operacional. “O setor de transporte aeromédico da Helisul já é referência de excelência no Brasil. O nosso movimento agora é democratizar o conhecimento das nossas boas práticas e inovações para que os acadêmicos, futuros profissionais e estudiosos da área possam avançar em seus estudos sobre o tema”.

Saiba mais sobre a Helisul

Fundada em 1972, como Tropical Táxi Aéreo, a empresa começou a operar voos panorâmicos em Foz do Iguaçu, administrada por empreendedores da então Companhia Tropical de Hotéis, pertencente à Varig. Posteriormente teve sua razão social alterada para Helisul. Mas foi na década de 90 que a empresa expandiu a oferta de serviços, estabelecendo bases por todo o Brasil, sob a direção competente e visionária dos comandantes Eloy e Celso Biesuz. Hoje conta com uma estrutura de hangares, equipe administrativa, de manutenção aeronáutica e pilotos altamente capacitados. Dispõe de 14 bases em diversas regiões do Brasil (Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, São José, São Paulo etc), atuando em todo território nacional, prestando serviços aéreos especializado (SAE) com helicópteros e aviões, hangaragem e apoio de solo a aeronaves de terceiros (FBO), manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves, transporte aeromédico e voos panorâmicos. A frota atual da Helisul é composta por mais de 50 aeronaves, entre helicópteros e aviões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui