Data: 21/08/2012 / Fonte: Exame.com

São Paulo/SP- Conhecido pelas suas aparições na TV e por ser o autor de livros de sucesso como “Estação Carandiru”, o médico Drauzio Varella agora tem seu próprio aplicativo de primeiros socorros para smartphones e tablets. O app é gratuito e tem o patrocínio da empresa Qualicorp. Está disponível em versões para iPhone, iPad e Android.

Segundo Varella, a ideia de criar o aplicativo surgiu após produzir para a TV uma série de reportagens, entre abril e maio deste ano, sobre o assunto. “Como em televisão o tempo é muito curto, tivemos de focar alguns acidentes domésticos e não pudemos falar de todos. O aplicativo reúne essa informação de forma mais completa e ao alcance da mão”, diz no comunicado distribuído à imprensa.

Para usar o app, o primeiro passo é escolher o tipo de emergência. Há 11 opções como queimadura, fratura, choque elétrico e afogamento. Dependendo do caso, novas escolhas detalham a situação. Quem indica intoxicações, por exemplo, vê uma lista de agentes tóxicos que comumente causam acidentes, como água sanitária, gasolina e agrotóxicos.

Tocando num desses itens, são exibidas orientações sobre o que fazer; e, às vezes, o que não fazer naquele caso. O app é claramente dirigido aos leigos em primeiros socorros. Ele não cobre todas as situações possíveis e nem aborda emergências realmente graves. Mas as orientações são fáceis de entender e vêm acompanhadas de pequenas ilustrações.

A ideia é mostrar como administrar a situação até que chegue socorro ou que a vítima possa ser levada ao atendimento médico. Há até um botão para chamar os serviços públicos de emergência pelo telefone 192. O app ainda inclui um questionário para o usuário verificar seus conhecimentos sobre primeiros socorros.

Naturalmente, aqueles que se divertem longe dos serviços médicos, como alpinistas e velejadores, vão precisar de treinamento mais extenso em primeiros socorros. Para a maioria das pessoas, vale a pena ter o aplicativo no smartphone, mesmo que o melhor seja não usá-lo nunca.

Foto: Reprodução

Confira
Matéria de capa da Revista Emergência de setembro abordará a informática aplicada ao setor de emergência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui