Data: 08/01/2013 / Fonte: Revista Emergência

Durante treinamento realizado no Uruguai, específico sobre coleta de sementes, instrutores da Altiseg destacaram uma técnica para resgate em árvores. A atividade ocorreu entre 23 e 25 de outubro, em Montevidéu, a convite da empresa Geosylva – especialista em operações de colheita, viveiros florestais e inventários. A atividade em terras uruguaias foi a primeira voltada para o segmento realizada pela Altiseg fora do país. A empresa pretende, com este primeiro passo, conquistar novos mercados e parcerias.

A técnica apresentada utilizou normas regulamentadoras como base – NRs 18 e 35. Porém, como no Brasil e países próximos ainda não há procedimento padrão em relação a resgate em altura, a Altiseg adaptou as instruções à realidade de uma floresta.

“Nas atividades de coleta de sementes na área florestal, contemplou-se também a realização de um resgate. Principalmente porque os trabalhadores que atuam neste serviço ficam em áreas remotas, muito retiradas do perímetro urbano. Então, foram consolidadas algumas técnicas que as próprias normas já trazem, principalmente na parte de comunicação destes trabalhadores com um meio público ou privado caso haja necessidade de um atendimento, tanto pré-hospitalar clínico quanto trauma e remoção de uma pessoa ferida até uma área hospitalar”, explicou o técnico Egildo Steklein.

Análise de risco adaptada à questão da segurança do trabalhador também foi assunto abordado durante a ação. O método desenvolvido para o resgate contou com uma técnica básica: se um trabalhador no topo de uma árvore ou no meio do trajeto rumo ao topo venha a ter um mal súbito, ou eventualmente se ferir, tiver uma lesão na perna que o impossibilite de descer, a própria equipe poderá ajudá-lo. Outro trabalhador levará os equipamentos necessários para elevar o colega ferido, removê-lo da árvore e levá-lo até o chão de forma segura. Assim que a vítima chegar ao solo, um colega com capacidade técnica fará o primeiro atendimento até a chegada de um órgão competente.

Altiseg

Fundada há 25 anos, em Curitiba/PR, a Altiseg vem oferecendo soluções em trabalhos em altura, proteção contra quedas e espaço confinado. As atividades em Montevidéu fizeram parte da área de treinamento, na qual a empresa oferece módulos que são adaptados de acordo com a necessidade do cliente. Os treinamentos são oferecidos a diversos segmentos da indústria: telecomunicações, elétrica, petroquímica, alimentícia, florestal, etc. A Altiseg também desenvolve produtos voltados a sua área de atuação. Atualmente, possui 60 itens diferenciados, como cintos para-quedistas e talabartes.

Informações em www.superguianet.com.br

Foto: Altiseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui