Data: 23/02/2010 / Fonte: Revista Emergência

Foto: Cetesb/SJ Campos

Um acidente de trânsito en­volvendo uma carreta que transportava produto perigoso mobilizou técnicos da Ce­tesb (Companhia Ambiental de São Paulo), em 20 de janei­ro, em São José dos Campos/SP. Quase 30 mil litros de acrilato de butila, um produto tóxico e inflamável, vazaram até áreas laterais da ­pista, atingindo a galeria de á­guas plu­viais e um córrego. Com a chuva, parte do produto che­gou ao rio Paraíba do Sul.

A Cetesb atuou na absorção do líquido com a colocação de barreiras no córrego e a sucção por bomba nas ca­naletas da galeria de águas. Também houve monitora­mento do rio para que o produto não atingisse o ponto de captação de água para abastecimento público em Tau­baté/SP.

Em função do odor exalado pelo vazamento, a Cetesb registrou diversas reclamações de moradores próximos do local do acidente. O a­cri­lato de butila pode causar ir­ri­tação de pele, olhos e vias respiratórias. Bombeiros, Defesa Civil e a equipe de e­mergência da empresa responsável pela carga também participaram do atendimento.

Confira na íntegra na Edição 19 (fev/mar 2010) da Revista Emergência.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui