Crédito: Reprodução site

Fonte: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou, no último dia 7 de maio, o portal “UFSCar em ação no combate à Covid-19” (http://www.covid19.ufscar.br/), que apresenta projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e comunicação que estão sendo realizados pela comunidade universitária, para ajudar a sociedade a vencer a pandemia do novo Coronavírus.

O lançamento do portal aconteceu durante o Workshop Virtual “Marcha pela Ciência e pela Vida”, promovido pela Universidade, que reuniu cerca de 400 pessoas em plataforma online para sessões de comunicação que trataram justamente dos mais de 60 projetos em andamento na Instituição em combate à Covid-19.

O menu do novo portal é composto por 10 seções que contemplam desde os projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde, Educação e Tecnologias; as estratégias de apoio a estudantes e servidores neste período de quarentena; as regulamentações e normativas sobre o funcionamento da Universidade com as suspensão das atividades presenciais; até como a Universidade vem contribuindo com unidades e profissionais de Saúde e informando toda a sociedade com conhecimento confiável a respeito da doença.

“O novo portal reúne ações e atividades da UFSCar no enfrentamento da pandemia da Covid-19, constituindo uma importante rede de informação e colaboração. Mostramos o que cada um está fazendo em sua área de atuação. São ações que levam esperança a toda a comunidade para juntos vencermos o novo Coronavírus. A Universidade propicia transformação social e, neste momento de desafios, mantém seu compromisso de gerar conhecimento, produzir pesquisas de ponta e levar soluções à sociedade”, afirma a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

Por exemplo, na seção “A UFSCar lutando pela sociedade” é possível conhecer ações objetivas e com resultados concretos protagonizadas por docentes, técnico-administrativos e estudantes, como a realização de testes diagnósticos para Covid-19; a produção e doação de protetores faciais, equipamentos de proteção individual e de álcool em gel; o conserto de respiradores artificiais; cuidados em saúde mental, saúde de idosos, crianças, autistas e de pessoas com deficiências motoras no contexto da pandemia, entre muitas outras.

Já na seção “Adaptando os serviços” está descrito como a Instituição permanece funcionando e atendendo as demandas tanto de sua comunidade acadêmica como do público externo. Nesse espaço estão especificados também os meios de acesso virtual aos principais setores e serviços da Universidade. Os outros itens do menu são “Ensino, Pesquisa e Extensão”; “Documentos oficiais”; “Segurança da comunidade”; “Apoio aos estudantes”; “Apoio aos servidores”; “Incentivo à ação”; “Informação para a sociedade”; e “UFSCar em destaque na imprensa”.
“Além de ser mais um importante canal de comunicação da Universidade com o cidadão que precisa e merece ser bem informado, sobretudo em um momento de tanta insegurança como este, o novo portal revela como a UFSCar e toda a sua comunidade estão mobilizadas para ajudar a sociedade a vencer esta pandemia”, afirma João Eduardo Justi, Diretor de Comunicação Social da Universidade.

O portal – desenvolvido em uma parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), a Assessoria de Comunicação da Reitoria e a Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar – está disponível em http://www.covid19.ufscar.br/ e terá atualizações periódicas, sempre trazendo novas informações sobre os projetos em andamento e aqueles que ainda estão sendo criados; além dos detalhes do funcionamento institucional com a evolução do cenário da doença no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui