Data: 26/03/2010 / Fonte: CBMMT

Várzea Grande/MT – O 2º Batalhão de Bombeiros em Várzea Grande, realiza com o efetivo da unidade, instruções de Salvamento em Alturas para o treinamento e aperfeiçoamento das técnicas. Os exercícios são ministrados em quatro módulos, divididos em oficinas de nós, amarrações, transposição de pavimento com uso de escada e a técnica de rappel realizada de frente (homem-aranha).

Uma das principais técnicas do Salvamento em Alturas está na realização do rappel, utilizada quando em uma situação de perigo ou em busca de vítimas no interior de florestas e prédios. Ou, também, em situações que a ocorrência exija uma evacuação rápida de um prédio ou similar em função de algum perigo eminente.

A técnica de rappel `homem-aranhaÂ’, é usada exclusivamente pelos bombeiros após a evacuação das vítimas do prédio em chamas, pois não havendo mais ninguém no local, o bombeiro a utiliza para uma saída estratégica, descendo de pé na posição vertical em das laterais do prédio, ou ainda, pode correr pela parede do prédio e se jogar no espaço controlando a sua descida através do aparelho oito.

De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Paulo Barroso, as instruções de nós e amarrações relembram os principais nós de fixação, de alça, de junção ou emenda e os tipos de cadeiras para descida de rappel e descida com vítimas. “Precisamos estar sempre em contato com nosso material de Salvamento em Alturas, para não perder a destreza e a agilidade. As técnicas de nós e amarrações são fundamentais para a realização do salvamento”, explica.

As oficinas acontecem em forma de rodízio com as equipes formadas, acompanhadas pelos tenentes Fabrício, Guimarães e Douglas, responsáveis pela fiscalização da segurança e da aplicação das técnicas repassadas pelos instrutores. As instruções são orientadas pelos sargentos Ribeiro, Alvarenga, Oliveira e Moraes, com o monitoramento do cabo Edimilson e dos soldados Clayton e Jeovane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui