Crédito: Luana Cunha

Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Emergência

Faleceu aos 90 anos, na madrugada desta quinta-feira, em Porto Alegre/RS, o professor e especialista em Segurança Contra Incêndio Claudio Alberto Hanssen. Desde os anos 50, Hanssen estudava e pesquisava a Segurança Contra Incêndio, sendo um dos pioneiros nesta área no país e referência para muitos profissionais do setor. Engenheiro Químico formado pela Escola de Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em 1953, ele se especializou em Segurança Contra Incêndio e Explosões como autodidata, desde 1952, e em Segurança do Trabalho desde 1970. Em 1957, ministrou o primeiro curso sobre conceitos de Engenharia de Incêndio no país, realizado na capital gaúcha. Durante toda a sua carreira lecionou em universidades como UFRGS, PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) e Univates (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior).

O professor sempre foi um colaborador das Revistas Proteção e Emergência, participando inclusive como palestrante dos eventos realizados pela Proteção Publicações e Eventos. Umas das últimas colaborações do especialista na Revista Emergência foi em 2016, quando concedeu uma entrevista exclusiva falando sobre diversos aspectos relativos à SCI no país, em especial a falta de cultura relacionada ao tema. Na época, ele atuava como membro na Comissão Técnica de Proteção Contra Incêndio em Hospitais, do CB 24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio), que já encerrou suas atividades e teve a norma publicada, e em outras entidades como na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, na qual participava do grupo que avaliava a aplicação da legislação contra incêndio no estado. Atualmente, ainda estava na ativa como consultor em inúmeros projetos da área de Segurança Contra Incêndio.

Colegas do setor de incêndio comentam a perda do renomado profissional. “Lamento muitíssimo a perda do nosso querido amigo e professor Claudio Hanssen. Realmente foi uma grande pessoa e referência para toda área de Segurança Contra Incêndio.  Tornou-se mestre e orientador de gerações de profissionais.  Muito atencioso e educado no trato com as pessoas, sempre me chamou a atenção a sua humildade e simplicidade. Considerado um ícone da nossa área, não buscava os holofotes. Nos bastidores das comissões de estudo e reuniões técnicas trabalhou arduamente para o crescimento da Engenharia de Segurança Contra Incêndio.  Deixou seu legado e será sempre lembrado como referência técnica”, diz Alexandre Rava Campos, engenheiro especialista em Segurança Contra Incêndio e diretor da Rava Campos Engenharia de Incêndio.

O coronel da Reserva do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RS), Sérgio Pastl, destaca a contribuição do engenheiro para o aprimoramento técnico dos oficiais bombeiros. “Ele lecionou Química e Física no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar desde 1952, colaborou com diversos municípios na redação de códigos de prevenção e na redação do Código Estadual de Proteção Contra Incêndio do RS. Também em 1984, com o advento do pólo petroquímico, organizou curso para engenheiros e oficiais bombeiros de proteção contra incêndio e explosão em processos industriais. O professor Hanssen é uma lenda, de notório saber. Perdemos um pai nos bombeiros e eu um grande amigo”, destaca.

Veja na íntegra a entrevista dada pelo professor à Revista Emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui