Crédito: Samu-JP

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu) realiza, entre os dias 1º e 06 de agosto, o Curso de Formação do Grupo de Motolância ao Atendimento de Urgência (Gmau). O objetivo do curso, que terá participação de 45 profissionais (técnicos e enfermeiros), é aperfeiçoar e ampliar o quadro do Samu que atua nesse tipo de socorro.

Com aulas teóricas e práticas de pilotagem e atendimento pré-hospitalar, o curso terá carga de 80 horas, e vai contar, também, com a participação de profissionais do Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina e Goiás. A aplicação das aulas será feita por instrutores do Samu de João Pessoa e de uma empresa de pilotagem de Recife.

“Durante o curso os alunos terão noções de como funciona um plantão, desde o cheklist dos itens de socorro até os eventuais problemas que podem acontecer na moto, para lidarem com pequenas manutenções”, explicou Aerton Meireles, enfermeiro de motolância do Samu da Capital e instrutor do curso. “O foco maior será na pilotagem, com técnicas de como pilotar sob obstáculos, fora da cidade e no trânsito”, continuou.

Atualmente o Samu de João Pessoa conta com 26 profissionais no atendimento de motolância, sendo 16 técnicos e 10 enfermeiros. “É um socorro muito importante, chamado para prestar o primeiro atendimento em casos de acidentes de trânsito com vítimas, pessoas com problemas cardiorrespiratórios, situações de intoxicação, trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto, entre outras situações graves”, concluiu.

A programação do Curso de Formação de Gmau está disponível no link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui