Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

Já estão disponíveis para consulta nacional, no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mais quatro projetos de revisão de norma do CB 24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio).

Até o dia 6 de abril, será possível contribuir com o Projeto de Revisão da ABNT NBR 10897 (Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos – Requisitos). Já, até o dia 27 de abril estará disponível o Projeto da ABNT NBR 16841 (Comportamento ao fogo de telhas e revestimentos de cobertura submetidos a uma fonte de ignição externa). Além disto, até o dia 7 de maio, poderá haver contribuição no Projeto ABNT NBR 16820 (Sistemas de sinalização de emergência – Projeto, requisitos e métodos de ensaio) e até o dia 11 de maio, estará disponível o Projeto ABNT NBR 16870 (Abrigos para mangueiras de incêndio e acessórios – Requisitos e métodos de ensaio).

Os interessados podem acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma acima, por meio do site https://www.abntonline.com.br/consultanacional/. Ao acessar o link, será necessário fazer a “Pesquisa por Comitê”. Para mais informações entre em contato pelo e-mail: [email protected].

EMENDA

A ABNT publicou hoje, dia 24 de março, a emenda 1:2020 da ABNT NBR 7500:2018 (Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos) que pertence ao CB 016 (Transportes e Tráfego). Com essa atualização, a norma tem por objetivo estabelecer a simbologia convencional e o seu dimensionamento para identificar produtos perigosos, a ser aplicada nas unidades e equipamentos de transporte e nas embalagens/volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento. O documento pode ser encontrado no Catálogo da ABNT, no site https://www.abntcatalogo.com.br/