Data: 14/10/2019 / Fonte: G1

Muriaé/MG – Os moradores de Muriaé já podem contar com a ajuda do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

A implantação do grupo de atuação, formado por equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e representantes da sociedade civil organizada, foi oficializado na tarde da última sexta-feira (11).

A iniciativa inédita de criação do Nupdec atende à Lei Federal 12.608/2012, que estabelece a união do poder público com a comunidade em grupos voluntários para apoiar o trabalho da Defesa Civil e de outros órgãos no primeiro atendimento em ocorrências na região.

Moradores de 12 áreas com potencial risco de sinistros – Aeroporto, Santa Terezinha, São Pedro, Patrimônio São José, Barra, José Cirilo, São Joaquim, Porto Belo, Encoberta, Santana e Planalto – participaram de capacitação na última semana. O conteúdo foi repassado por agentes da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros. Ao final, os participantes receberam certificado e kit contendo colete e boné, que serão responsáveis para garantir a identidade dos integrantes em ações de mobilização.

De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Muriaé, o objetivo do Nupdec é oferecer mais rapidez nas respostas a possíveis sinistros, como deslizamentos de terra, alagamentos, entre outros. A nova atuação vai garantir mais celeridade da apuração dos casos e, assim contribuir para ampliar a percepção de riscos e reduzir a vulnerabilidade das populações diante de desastres naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui