Crédito: Prefeitura de Suzano/SP

Fonte: Prefeitura de Suzano / SP

A Defesa Civil de Suzano, por meio do Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec), realizou na última semana mais uma palestra sobre os perigos de animais peçonhentos nas residências. Os trabalhos, que foram direcionados aos moradores do distrito de Palmeiras, ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da região sul.

Introduzindo exemplos teóricos e práticos das formas de proteger os lares contra criaturas venenosas presentes nos arredores das residências, a palestra teve à frente o diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, e contou com a participação da Coordenação de Controle de Zoonoses (CCZ).

Na oportunidade, os monitores realizaram simulações para instruir e sanar as dúvidas dos presentes, quanto às situações de potencial perigo, as formas de primeiros-socorros e ainda sobre a anatomia dos animais, diferenciando as espécies venenosas e não-venenosas.

De acordo com a responsável pela Zoonoses, Priscila Arap, os animais peçonhentos possuem glândulas que excrementam líquidos venenosos através de estruturas como presas, ferrões ou aguilhões. “É muito importante manter o distanciamento para essas criaturas, sempre entrando em contato conosco ou com a Defesa Civil para que façamos a retirada da ameaça em segurança, tanto para o morador quanto para o animal”, explicou.

Segundo Wenzler, as capacitações do Nupdec são importantes para conscientizar e garantir a segurança dos munícipes na região. “No último dia 11, orientamos os moradores quanto à identificação e as medidas contra animais peçonhentos que podem causar graves problemas de saúde no caso de uma picada. Manter a integridade física e até mental dos nossos munícipes é muito importante”, afirmou.

Caso encontre um animal peçonhento próximo à sua residência, entre em contato com a Coordenadoria de Controle de Zoonoses por meio do telefone (11) 4745-2055 ou com a Defesa Civil (11) 4748-5394.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui