Crédito: MDR

Fonte: Cemaden

No próximo dia 02 de fevereiro (terça-feira), às 14h30, o Projeto Elos realiza o evento de lançamento do Volume Nacional e das cinco Publicações Regionais do Diagnóstico Municipal em Proteção e Defesa Civil, apresentando os resultados das pesquisas, levantamentos e discussões sobre as capacidades e necessidades de Estruturação, Capacitação e Governança das defesas civis municipais. 

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Série de Debates do Cemaden, com a presença de Maristela Baioni, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); de Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência. Tecnologia e Inovações (MCTI); e de Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).  

O objetivo do Projeto Elos foi o de realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, considerados os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

As capacidades e necessidades foram analisadas considerando três eixos:Estruturação (recursos materiais, organizacionais, financeiros e tecnológicos); Capacitação; e Governança (mecanismos formais e informais de participação e coordenação de atores estatais e não-estatais).

Para o diagnóstico desses três eixos, foram considerados os retornos do questionário online de quase dois mil municípios, mais entrevistas e espaços de discussão coletiva com profissionais de proteção e defesa civil de todo o Brasil.

“A intenção inicial era atingir 349 municípios, mas esse número foi quase sextuplicado”, destaca Victor Marchezini, coordenador do Projeto Elos.

Metodologia do Projeto Elos: participativa e compartilhamento de informações e conhecimentos

A equipe do Projeto Elos considerou que o diagnóstico de capacidades e necessidades municipais em Proteção e Defesa Civil foi uma etapa importante para trabalhar na formação da Agenda, entendida como um primeiro passo para a formulação da política pública.

O coordenador do Projeto Elos no Cemaden, pesquisador Victor Marchezini, explicou que as defesas civis municipais compartilharam seus sonhos, definiram seus desafios, formularam soluções e propostas para lidar com estes desafios e exerceram a tomada de decisão por meio de votação das ações prioritárias.

Nos meses de outubro e novembro de 2021, foram realizados eventos públicos e, também, reuniões com membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a fim de discutir e aprimorar propostas para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

Foram organizados cinco encontros online, com a participação de profissionais de proteção e defesa civil, de pesquisadores (as) e de técnicos de diferentes instituições, representando todos os estados do Brasil, totalizando mais de 1.400 participantes inscritos e muitas contribuições e interações, por meio do chat do YouTube e do formulário criado para coletar impressões de forma anônima.

“O Projeto Elos conectou diversos atores, promoveu a troca de conhecimento, pesquisou as necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, como também elaborou propostas para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.”, enfatizou Marchezini e complementa: “O encerramento do projeto, oficialmente, foi no dia 31 de dezembro de 2021. Mas, esperamos que tenha uma segunda fase, para ajudar a reduzir os desastres que temos presenciado e os de risco de ocorrência.”, destaca o pesquisador do Cemaden.

Acesso às discussões e debates dos encontros virtuais do Projeto Elos

O Projeto Elos é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, (SEDEC), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A implementação do projeto ocorreu por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os encontros virtuais do Projeto Elos estão disponíveis nos canais do YouTube “Série de Debates Cemaden” e “Projeto Elos Defesa Civil”.

Para acessar o Seminário Final: https://www.youtube.com/watch?v=vCKtMtng5Rw

Para acessar o Canal Série de Debates Cemaden: https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w/videos

Para acessar o Canal do Projeto Elos: https://www.youtube.com/channel/UCNXPfvM0s66g8jja4YLPPjA/videos

Transmissão e inscrições para o evento

As inscrições para o evento de lançamento das publicações são gratuitas e podem ser feitas a partir deste formulário: https://forms.gle/LDNQ9HmkPkvqSw3D8 .

Haverá emissão de certificados para todos aqueles que preencherem a lista de presença no dia do encontro.

No próximo dia 02 de fevereiro, às 14h30 (horário de Brasília), a transmissão do evento de  Lançamento das seis publicações do Diagnóstico Municipal em Proteção e Defesa Civil poderá ser acessada pelo endereço:

https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui