segunda-feira, 30 de junho de 2025

Defesa Civil de Petrópolis, RJ, conclui cerca de 5 mil laudos de vistorias em áreas afetadas pelas chuvas

Fonte: G1

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, concluiu cerca de 5 mil laudos de vistorias realizadas em áreas afetadas pelas chuvas de fevereiro e março.

Nesta terça-feira (5), 16 equipes atenderam aos Registros de Ocorrências pelas localidades do Samambaia, Independência, Centro, Quitandinha, Siméria, São Sebastião, Chácara Flora, Dr. Thouzet, Retiro, Roseiral e Alto da Serra. Segundo a prefeitura, nessas regiões, os técnicos atenderam especificamente aos pedidos de vistoria já cadastrados.

Para solicitar a análise de um engenheiro, geólogo ou técnico, a população deve fazer contato pelo 199 ou no atendimento presencial na sede da secretaria, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Morin.

Os documentos do Registro de Ocorrência podem ser consultados pelo site da Defesa Civil Municipal.

De acordo com a Defesa Civil, até o momento, foram cadastradas mais de 9,3 mil ocorrências por áreas de mais de 50 localidades, principalmente pelo primeiro distrito. A maior parte dos registros é por deslizamentos, dos quais mais de 2,7 mil atingiram diretamente imóveis. A Defesa Civil tem até o momento mais de 4,3 mil interdições e cerca de 3,7 mil vistorias estão com as análises em andamento.

A Secretaria de Assistência Social mantém 13 abrigos provisórios para o atendimento a 280 pessoas. Destas, 52 pessoas estão em escolas públicas; 87 em instituições; e 141 estão em estruturas organizadas pelas comunidades de forma voluntária.

Suporte às famílias atingidas

Todas as famílias que tiveram as casas afetadas e tiveram que recorrer aos abrigos estão recebendo todo suporte necessário para atendimento das necessidades essenciais, além de orientações para a conclusão do processo do Aluguel Social. Mais de mil contratos foram firmados e as famílias já estão sendo direcionadas para os novos lares.

A Prefeitura informou que segue no acompanhamento do trabalho do Corpo de Bombeiros nas buscas pelos 3 desaparecidos nas chuvas de fevereiro. As ocorrências registradas no município deixaram 241 mortos. Desse total, 234 foram em decorrência da chuva de fevereiro, sendo 138 mulheres e 96 homens, entre esses 44 são menores. Em março, foram registradas 7 vítimas fatais, sendo 4 mulheres e três homens.

Abrigos em funcionamento:

  • Escolas públicas: E. M. Ana Mohammed, E.M. Rosalina Nicolay, E. M. Geraldo Ventura Dias.
  • Abrigos em instituições: Paróquia de Santo Antônio, Castelo São Manuel e Abrigo Santa Isabel
  • Abrigos voluntários: Igreja Videira, Quadra do Oswaldo Cruz, Associação de Moradores Vila São José, Igreja Wesleyana – Caxambu, Igreja Redenção, Sítio São Luiz, Assembleia de Deus Chama Viva.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui