Crédito: Divulgação

Fonte: Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná

No último sábado (16), a integrantes da REER da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (3ª CORPDEC), agentes da Defesa Civil da Guarda Municipal de Londrina, Sanepar e Corpo de Bombeiros realizaram um simulado de ação para estiagem.

A simulação abrangeu a necessidade de medição do nível da água do rio Tibagi pela SANEPAR para averiguar as questões de vazão e proporcionar informações para a Defesa Civil local. A situação considerou situações como a falta de energia elétrica com falha de sistemas de comunicação, de forma que a estrutura adicional da REER fosse acionada para auxiliar nessa transmissão de informação.

O apoio da REER na comunicação garante que as informações sejam repassadas às centrais de interesse com sucesso, permitindo à Defesa Civil local e Corpo de Bombeiros tomarem as atitudes necessárias para o enfrentamento à estiagem. Foi possível, inclusive, retransmitir as informações para uma equipe da REER na cidade de Curitiba, de forma que até mesmo essa comunicação seja garantida em uma situação emergencial.

A REER e seus colaboradores são de extrema importância para Instituições de resposta e principalmente para população. Por meio de seus serviços, contribuem para que os atendimentos dados às vítimas afetadas sejam realizados com mais rapidez. 

Além da estrutura e pessoal capacitado, os radioamadores são voluntários, disponibilizam tempo, equipamentos e materiais pessoais em prol da sociedade, sem esperar remuneração e benefícios pelo trabalho prestado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui