Crédito: Antônio Luiz Soares/Governo do Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

A Defesa Civil estadual está catalogando mananciais em propriedades rurais ao redor de Palmas-TO para captar água durante possíveis combates a incêndios florestais no período de estiagem. O mapa de estratégia que está sendo criado servirá para facilitar o carregamento de caminhões-tanques ou helicóptero que forem usados no combate as chamas.

O trabalho está sendo feito pela Defesa Civil e membros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Quatro propriedades foram identificadas até o momento. Poderão ser utilizados locais com boa quantidade de água e com fácil acesso.

“Uma das coisas que a gente leva em conta é se o manancial é realmente adequado ou precisa de alguma modificação para facilitar a captação da água pela aeronave ou caminhão. Acima de tudo, verificamos se o proprietário nos autoriza a usar o manancial”, disse o major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente de Monitoramento da Defesa Civil Estadual.

Durante o combate aos incêndios no ano passado, o helicóptero do Ciopaer usou água do Parque Cesamar e de tanques de piscicultura instalados próximo da Serra do Lajeado. “As propriedades podem se voluntariar antes mesmo da nossa visita”, disse o major.

Critérios

Para ser usado, o manancial não pode estar muito próximo de casas, barracos, fiação, árvores, ou algo que atrapalhe aeronave. Outra recomendação é que não haja troncos ou galhos de arvores dentro do tanque, pois podem enganchar nos equipamentos utilizados para captação da água e causar um acidente.

As propriedades próximas aos locais onde houve queimadas no ano passado são as mais importantes, pois vão agilizar o trabalho das equipes nesses locais que são considerados de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui