Crédito: Fom Conradi

Fonte: CBMSC

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, o trabalho da coordenadoria de busca e resgate com cães segue, mantendo os animais em forma e treinando os filhotes que são parte da nova geração.

Na última quarta-feira, 22, o presidente da coordenadoria de Busca Resgate e Salvamento com Cães, tenente coronel Walter Parizotto, reuniu 07 cinotécnicos – bombeiros militares habilitados para o trabalho com cães, em Lages, para um treino de avaliação técnica dos filhotes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O treino de busca e resgate em ambiente rural durou o dia todo e contou com a presença do  Cabo Matheus Premoli, condutor do filhote Bono, de Araranguá; Soldado David Cannerver, condutor da filhote Leia, de Canoinhas; Soldado Luciano Rangel, condutor do filhote Orion, de Lages; Soldado Guilherme Galli, condutor do filhote Sasuke, de Otacílio Costa; e ainda o Soldado Thiago Amorim, condutor da Moana, de Itajaí, com a avaliação e orientações do tenente coronel Parizotto e o oficial supervisor Capitão Clemente Michels, de Canoinhas.

Os condutores e filhotes estão em treinamento para a certificação, que será realizada quando eles completarem 18 meses, obrigatória para a atuação no CBMSC.

Crédito: Fom Conradi

Treinamentos constantes

Os cães são parte do serviço essencial e precisam se manter em treinamento, uma vez que a atividade também não para. “Em um comparativo, é como se fossem jogadores de futebol, que mesmo quando não estão atuando precisam manter a forma física para quando forem escalados”, explica o tenente coronel Parizotto.

Quando se fala em treinamento, os cães entendem como uma brincadeira, ou seja, embora existam técnicas empregadas, é sempre prazeroso para o animal.
 
Este período exige cuidados com a higiene e prevenção dos humanos. Com os cães não é diferente. Os condutores realizam os treinamentos e tomam todos os cuidados de higienização de todos os materiais utilizados, bem como realizam a higiene dos animais, para que seja seguro para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui