Crédito: CBMSE

Fonte: Corpo de Bombeiros do Sergipe

Na manhã desta segunda-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou de uma reunião com representante da Celse (Centrais Elétricas de Sergipe), na Usina Termoelétrica Porto de Sergipe (UTE), que está localizada no município da Barra dos Coqueiros/SE. O objetivo da reunião foi conhecer a área, identificar os riscos e formalizar uma parceria entre as instituições.

Na primeira ocasião, foi mostrado para a equipe dos Bombeiros uma apresentação de todos os riscos envolvidos e as operações dos sistemas fixos e imóveis de combate a incêndio, como acidentes químicos, a exemplos de possíveis cenários de emergência, acidentes pessoais e materiais, bem como incêndio em vegetação. Em seguida, foi apresentado o cenário da Usina pelo coordenador de segurança e saúde, Jean Papa.

“Mostramos toda a estrutura que temos de brigada e o sistema de proteção e prevenção da UTE, para que caso seja necessário uma ajuda do CBMSE, eles já conheçam a área e saibam os locais que se podem entrar ou não para fazer o combate correto, sem por a vida em risco”, explica.

Crédito: CBMSE

O comandante-geral do CBMSE, coronel Gilfran Mateus, ressaltou a importância de conhecer as instalações e de saber agir em possíveis eventos de combate á incêndio. “Nós precisamos compreender os riscos que são produzidos ali, para que possamos ter consciência do que o bombeiro precisa fazer para atuar numa possível emergência naquele local. Tivemos uma reunião mais voltada para a questão de gestão com os líderes da Celse e dos bombeiros, depois vamos partir para reuniões mais operacionais, onde vamos trabalhar as questões dos riscos em si. No momento em que for preciso dar apoio teremos condições de saber quais tipos de riscos e qual poder operacional que precisamos ter para atuar. A ideia é aproximar as instituições e tratar do que é necessário para as emergências locais”, finaliza o comandante.