Crédito: CBMPB

Fonte: CBMPB

Na tarde da última segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba (CBMPB) realizou uma solenidade alusiva à aula inaugural da 1ª Capacitação em Transporte Aeromédico (CETRAER). Na ocasião estiveram presentes o Secretário Executivo do Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), coronel Lamarck Donato, o Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde Dr. Daniel Beltrammi, o comandante e o subcomandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo e coronel Lucas Medeiros, respectivamente, e ainda militares da Paraíba e das Corporações coirmãs do Distrito Federal e de Rondônia, entre outras autoridades.

O objetivo principal do curso é capacitar Médicos e Enfermeiros da Corporação para compor a tripulação aérea na qual executarão o transporte de vítimas, órgãos e tecidos em todo estado da Paraíba. Com o início das ações da aeronave Bombeiro-01, a Segurança Pública ganha uma ferramenta diferenciada destinada ao transporte de vítimas através do serviço aeromédico, equipada com UTI aérea e tripulantes capacitados, podendo ainda ser utilizada para outros fins em benefício à população, a exemplo da distribuição das vacinas, contribuindo com agilidade no processo de imunização.

Crédito: CBMPB

A turma composta por 08 alunos, sendo 04 médicos e 04 enfermeiros, iniciou o curso nesta segunda (16) com término previsto para a próxima sexta-feira (20), com aulas teóricas no QCG do CBMPB e aulas práticas no Hangar do Clube Aeronáutico Estância Ouro Verde, além da atividade de sobrevivência no último dia da capacitação.

Durante a solenidade o coronel Lucas, que também é comandante do Departamento de Operações Aéreas (DOA), realizou uma apresentação abordando todas as ações desenvolvidas até então pelo DOA, os cursos realizados e os próximos passos a serem dados pela Corporação em relação à sua atuação aérea, um grande marco para o Estado.

O Dr. Daniel Beltrammi durante sua fala, parabenizou o CBMPB pelo passo dado e pela preocupação em melhor servir à sociedade. “O Grame, Grupamento de Resgate Aeromédico, parceria entre o SUS estadual e a SES, que agora o CBMPB integra através do Bombeiro-01, é o primeiro passo e meu desejo é que venha a crescer ainda mais, a população é quem mais se beneficia com tudo isso.”, afirmou Dr. Daniel Beltrammi.

O comandante geral da Corporação, coronel Marcelo Araújo, afirmou que o momento é de celebrar o crescimento do CBMPB com sua aviação, que através de parcerias é um sonho que está sendo possível. “O Governador do Estado João Azevêdo, juntamente com o Sistema de Segurança Pública do Estado, através do Secretário Jean Nunes, o Secretário de Saúde Dr. Geraldo Medeiros, e o Secretário Dr. Daniel Beltrammi, e com o apoio de amigos de farda e comandantes de outros Estados, toda essa soma de esforços reflete a parceria que tornou possível a concretização do projeto de aviação do Corpo de Bombeiros. É um serviço para os paraibanos, para a saúde estadual, para todos.”, declarou o coronel Araújo.

O Secretário Executivo da Sesds, coronel Lamarck Donato, relembrou todo o processo de preparo para que o serviço aéreo do CBMPB chegasse ao serviço efetivo. “É um resultado maravilhoso, corretamente regulamentado, com militares devidamente capacitados, representa um avanço que tem ocorrido na aviação da Segurança Pública.”, afirmou o secretário.

Crédito: CBMPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui