Crédito: CBMMG

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) adquiriu recentemente novos equipamentos para atendimento a emergência com Produtos Perigosos, incluindo materiais para detecção e monitoramento, equipamentos de contenção e controle de vazamentos, equipamentos para Salvamento e Descontaminação, além de EPIs para atuação em emergências diversas.

Detectores radiológicos e detectores de gases, assim como a Matriz de detecção de gases, que possibilita a identificação de mais de 40 produtos químicos, são exemplos dos equipamentos adquiridos pela Corporação.

Crédito: CBMMG

Estas novas tecnologias, aliadas a uma tropa especializada, são fundamentais para o atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos no Estado, como é o caso do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nuclear (PQBRN), unidade especializada do Corpo de Bombeiros e pertencente ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).

Nesse sentido, o Pelotão QBRN, ferramenta do Estado para atendimento e apoio as unidades de área em todo o território mineiro, realizou no período de 10 a 14 de fevereiro a semana de recolhimento com militares da unidade.

O recolhimento possibilitou aos militares a atualização de diversos procedimentos e condutas para atendimentos envolvendo agentes biológicos, líquidos inflamáveis, produtos tóxicos e infectantes, fontes radioativas, produtos não identificados, além do manuseio e manutenção dos diversos equipamentos adquiridos.