Crédito: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Bombeiros militares de 14 estados participaram, entre os dias 26 de abril e 11 de maio em Cáceres (MT), da primeira edição do Curso Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Com investimento de R$ 349 mil do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a capacitação tem o objetivo de aumentar efetivo e unificar comunicação entre equipes de todo o País.

“É uma ação estratégica para reforçar a segurança no Brasil. Queremos ampliar o número de profissionais qualificados para um pronto resgate, auxiliando no socorro e no salvamento de vidas. A turma capacitada já atinge metade do país”, afirmou o ministro Anderson Torres.

O MJSP tem acompanhado a mobilização de Bombeiros e Cães especializados para atender a vários chamados no Brasil a fim de localizar sobreviventes em deslizamentos, desastres naturais e acidentes. O curso unifica as ações de busca com esse tipo de reforço e responde a ausência de equipes nos estados. A segunda edição está prevista para ocorrer em agosto, em Santa Catarina. 

“É a primeira vez que conseguimos realizar um treinamento para unificar os comandos e diretrizes no treinamento dos cães. Isso permite uma comunicação mais clara e efetiva entre os bombeiros. Assim, em grandes operações que agregam equipes de todo o Brasil, como foi o caso das chuvas de Petrópolis, não perdemos tempo no alinhamento das ações e ajustando como lidar com os animais. Com uma rotina comum, o trabalho flui de forma orgânica”, explicou o coordenador do curso, major Marcondes, do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso. 

A iniciativa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP) reúne Bombeiros Militares do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Os instrutores fazem parte do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC), que participaram de buscas importantes pelo País, como a de Brumadinho (MG). A capacitação é em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui