Crédito: Reprodução/Capa

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Doze alunos da Escola Estadual Professor Geraldo Martins dos Santos, localizada na zona rural de Paraibuna, são os grandes vencedores da 4ª edição do programa #AprenderParaPrevenir, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os estudantes desenvolveram uma revista chamada “Patrulha da prevenção contra as mudanças climáticas”, seguindo o tema proposto pelo concurso. Na cartilha ilustrada pelos alunos, eles propõem atividades como caça palavras e jogos de raciocínio com temas sobre mudanças climáticas, aquecimento global e preservação do meio ambiente.

Para eleger os vencedores foi montada uma comissão do governo federal, que escolheu o melhor projeto de escolas do país, da Defesa Civil e de Universidades. Os jovens da Escola Estadual Professor Geraldo Martins dos Santos foram escolhidos vencedores em meio a outros 103 projetos inscritos no programa.

A revista pode ser visualizada neste link

A cerimônia de premiação vai ocorrer hoje (10), na sede do Cemaden, em São José dos Campos. Foram convidados 13 alunos, uma professora, a diretora e autoridades e técnicos da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Na ocasião, serão premiadas também outras duas instituições: a Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes/PE (dois representantes) e o Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF (dois professores da UFF e secretários municipais de Angra dos Reis).

O Cemaden Educação é um programa que tem como objetivo contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Foi implantado em 2014 tendo por foco a atuação junto às escolas localizadas em cidades com áreas de riscos de desastres socioambientais.