Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Emergência
Em vigor desde julho último, a norma ABNT NBR 16980, elaborada pela Comissão de Estudos de Túneis do CB 24 (Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio) da ABNT, apresenta os requisitos de segurança contra incêndio para a revitalização dos equipamentos e/ou sistemas instalados em túneis urbanos existentes e operacionais anteriores à vigência de 2009 da ABNT NBR 15661, e também, para auxiliar os gestores de túneis urbanos existentes a decidirem como realizar a revitalização destes túneis. Esta norma não se aplica aos túneis rodoviários e metroferroviários.
“Os requisitos de segurança contra incêndio para a revitalização deste tipo de túnel urbano são relacionados em quatro etapas: análise e gerenciamento de riscos de incêndio do túnel urbano existente; planejamento para a revitalização, incluindo as análises físicas das condições dos equipamentos e/ou sistemas existentes; projeto dos novos equipamentos e/ou sistemas; e implantação dos novos equipamentos e/ou sistemas”, diz Anthony Brown, coordenador da Comissão de Estudos de Túneis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e diretor da empresa RISIKO Análise de Segurança.
Esta norma apresenta também a metodologia de análise e gerenciamento de riscos, os planos de emergência e de contingências, os tipos de treinamentos técnicos, os ensaios, os procedimentos de comissionamento do túnel urbano revitalizado, inspeção, manutenção e fiscalização do túnel revitalizado.
TÚNEL SUBMERSO
Ainda dentro desta Comissão de Estudos está em fase final de elaboração o Projeto de Norma de Túnel Submerso. “Eleespecifica os requisitos de proteção contra incêndio e da vida de usuários em trânsito em túneis submersos – não considera o tipo de túnel submerso flutuante – e em seus sistemas associados, incluindo os procedimentos para a elaboração da análise de risco de incêndio e dos planos de ação de emergência e de contingência ou crise”, explica Brown. São considerados túneis submersos os seguintes tipos: Túnel imerso, ou seja, instalado em uma vala construída no leito sólido do curso de água; e Túnel submerso escavado em rocha, construído em solo rochoso abaixo do nível do curso de água que atende às ABNT NBR 15661 e ABNT 16484.
Segundo Brown, o projeto de todas as estruturas de túneis submersos deve considerar que estas estruturas sejam impermeabilizadas contra infiltrações de água ou de outros líquidos e protegidas contra o calor resultante de incêndio. O projeto de túneis submersos em trecho urbano, compartilhados com o sistema metroferroviário ou não, pode prever no tubo mais próximo da galeria de emergência uma passarela lateral em toda a extensão do túnel e no nível da via, para a circulação de pedestres, com corrimão e guarda corpos, conforme a ABNT NBR 15661 e uma pista para ciclovia que pode ser sem separação física com a de pedestres, somente sinalizada no piso da passarela, porém com separação física da pista rodoviária. Esta passarela deve ser projetada no tubo rodoviário.
A estimativa para finalizar o Projeto de Norma de Túnel Submerso é dezembro deste ano.