Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

Entre os cursos à distância oferecidos pela Universidade Proteção, está a capacitação sobre a Química dos Produtos Perigosos. O curso é ministrado pelo professor Edson Haddad, graduado em Química e em Atribuições Tecnológicas, Químico da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), consultor da OPAS (Organização Panamericana da Saúde) em prevenção, preparação e resposta às emergências com produtos químicos, coordenador da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo; membro da Comissão Nacional do Sistema P2R2 de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, administrador da REQUILAC – Rede de Emergências Químicas da América Latina e Caribe.

Conforme Haddad, o desenvolvimento tecnológico e as demandas da sociedade moderna acarretam na intensa utilização e movimentação de produtos químicos em todo o país. Como consequência, ocorrem os acidentes, os quais podem comprometer a segurança e a saúde dos trabalhadores e da população, do meio ambiente, além de danos ao patrimônio público e privado. “A poluição aguda, consequência de um acidente químico, requer das empresas uma rápida sistemática de resposta, a qual somente será obtida por meio de uma adequada preparação das equipes de resposta”, ressalta o professor. Com isto, conhecer os perigos e os riscos oferecidos pelas substâncias químicas é o primeiro passo para que as equipes possam atuar de forma efetiva na redução dos impactos mencionados.

Então, ainda de acordo com Haddad, o Curso a Química dos Produtos Perigosos tem como objetivo fornecer aos participantes os conceitos básicos sobre os perigos e riscos associados às substâncias químicas, bem como conhecer e interpretar as principais propriedades físicas, químicas e toxicológicas desses materiais visando à adoção de procedimentos compatíveis com os riscos quando da ocorrência de acidentes  químicos. A capacitação também aborda as melhores estratégias de resposta às emergências para cada classe de risco, permitindo no aprimoramento da percepção dos riscos por parte das equipes de resposta.

A inscrição pode ser realizada no site www.universidadeprotecao.com.brAcesse aqui, as informações completas sobre o curso a Química dos Produtos Perigosos.

UNIVERSIDADE PROTEÇÃO

Buscando qualificar ainda mais os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho e Emergência, a Proteção lançou uma plataforma de cursos a distância. A Universidade Proteção foi criada por meio de uma parceria com a empresa Safe e desde o dia 27 de março, começou a oferecer diferentes cursos.

No site da Universidade Proteção, os interessados tem acesso aos cursos que são divididos em dois grupos: um para profissionais de SST e Emergência que queiram se qualificar em sua atividade; e o outro para trabalhadores que necessitam de cursos obrigatórios exigidos pela legislação brasileira. Como oferta de lançamento, há um desconto de 20% nas inscrições até o dia 30 de abril.

Confira na lista abaixo, as capacitações que já estão disponíveis:

PARA TRABALHADORES

PARA PROFISSIONAIS

Cada módulo será integrado por atividades de capacitação e ao final acontece uma avaliação do aprendizado. O aluno também poderá formular questionamentos ao professor sobre o conteúdo ministrado. Além das aulas já confirmadas, uma extensa lista de cursos está sendo desenvolvida e será disponibilizada na plataforma no decorrer do ano.

Mais informações no site www.universidadeprotecao.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefone (51) 2131.0443 / (11) 2424.8444.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui