Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência
Entre os cursos à distância oferecidos pela Universidade Proteção, está a capacitação sobre a Química dos Produtos Perigosos. O curso é ministrado pelo professor Edson Haddad, graduado em Química e em Atribuições Tecnológicas, Químico da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), consultor da OPAS (Organização Panamericana da Saúde) em prevenção, preparação e resposta às emergências com produtos químicos, coordenador da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo; membro da Comissão Nacional do Sistema P2R2 de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, administrador da REQUILAC – Rede de Emergências Químicas da América Latina e Caribe.
Conforme Haddad, o desenvolvimento tecnológico e as demandas da sociedade moderna acarretam na intensa utilização e movimentação de produtos químicos em todo o país. Como consequência, ocorrem os acidentes, os quais podem comprometer a segurança e a saúde dos trabalhadores e da população, do meio ambiente, além de danos ao patrimônio público e privado. “A poluição aguda, consequência de um acidente químico, requer das empresas uma rápida sistemática de resposta, a qual somente será obtida por meio de uma adequada preparação das equipes de resposta”, ressalta o professor. Com isto, conhecer os perigos e os riscos oferecidos pelas substâncias químicas é o primeiro passo para que as equipes possam atuar de forma efetiva na redução dos impactos mencionados.
Então, ainda de acordo com Haddad, o Curso a Química dos Produtos Perigosos tem como objetivo fornecer aos participantes os conceitos básicos sobre os perigos e riscos associados às substâncias químicas, bem como conhecer e interpretar as principais propriedades físicas, químicas e toxicológicas desses materiais visando à adoção de procedimentos compatíveis com os riscos quando da ocorrência de acidentes químicos. A capacitação também aborda as melhores estratégias de resposta às emergências para cada classe de risco, permitindo no aprimoramento da percepção dos riscos por parte das equipes de resposta.
A inscrição pode ser realizada no site www.universidadeprotecao.com.br. Acesse aqui, as informações completas sobre o curso a Química dos Produtos Perigosos.
UNIVERSIDADE PROTEÇÃO
Buscando qualificar ainda mais os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho e Emergência, a Proteção lançou uma plataforma de cursos a distância. A Universidade Proteção foi criada por meio de uma parceria com a empresa Safe e desde o dia 27 de março, começou a oferecer diferentes cursos.
No site da Universidade Proteção, os interessados tem acesso aos cursos que são divididos em dois grupos: um para profissionais de SST e Emergência que queiram se qualificar em sua atividade; e o outro para trabalhadores que necessitam de cursos obrigatórios exigidos pela legislação brasileira. Como oferta de lançamento, há um desconto de 20% nas inscrições até o dia 30 de abril.
Confira na lista abaixo, as capacitações que já estão disponíveis:
PARA TRABALHADORES
- Treinamento NR 6 – EPI (quatro módulos) – ministrado por Osny Ferreira de Camargo
- Treinamento NR 05 – CIPA e Designado de CIPA (vinte módulos) – ministrado por Osny Ferreira de Camargo
PARA PROFISSIONAIS
- Perícias Judiciais Trabalhistas de SST (sete módulos) – ministrado por Edwar Abreu Gonçalves
- A Química dos Produtos Perigosos (seis módulos) – ministrado por Edson Haddad
- NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (dez módulos) – João Baptista Beck Pinto
- Gestão do FAP / NTEP (quatro módulos) – ministrado por Jorge Chahoud
- Aposentadoria Especial (nove módulos) – ministrado por Jorge Chahoud
- Gerenciamento de Stress (quatro módulos) – ministrado por Luiz Fernando Hormain
- Gestão de Afastados (oito módulos) – ministrado por João Baptista Opitz Neto
Cada módulo será integrado por atividades de capacitação e ao final acontece uma avaliação do aprendizado. O aluno também poderá formular questionamentos ao professor sobre o conteúdo ministrado. Além das aulas já confirmadas, uma extensa lista de cursos está sendo desenvolvida e será disponibilizada na plataforma no decorrer do ano.
Mais informações no site www.universidadeprotecao.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefone (51) 2131.0443 / (11) 2424.8444.