Fonte: Cemaden

Um espaço de trocas de experiências e informações, mas principalmente, de escuta dos elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. É esse o propósito do Seminário do Projeto Elos, que durante cinco encontros virtuais apresentará propostas de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e abrirá canais para coletar sugestões e comentários que possam melhorá-las.

O evento está sendo organizado pela equipe de pesquisadores do Projeto Elos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Seminário do Projeto Elos ocorrerá, semanalmente, a partir do dia 19 de outubro até o dia 18 de novembro de 2021, transmitido sempre no horário das 10h às 11h30 (horário de Brasília), pelo canal do YouTube da Série de Debates do Cemaden, que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

Projeto Elos

O Projeto Elos é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A implementação se dá por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, que vem desenvolvendo a pesquisa para o diagnóstico das capacidades e necessidades das defesas civis municipais.

Após vários meses de realização de diagnóstico a respeito das capacidades e necessidades das defesas civis municipais, é momento de compartilhar os resultados e avançar nas proposições, informa o pesquisador do Cemaden e coordenador do Projeto Elos, Victor Marchezini.  “Esperamos que as defesas civis municipais e estaduais, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, universidades e institutos de pesquisa, órgãos públicos em geral, ONGs, setor privado e demais interessados(as) contribuam com as propostas de fortalecimento da implementação da PNPDEC”, destaca Marchezini.

Programação do Seminário do Projeto Elos

O Seminário do Projeto Elos ocorre sempre das 10h às 11h30min (horário de Brasília), no canal do YouTube da Série de Debates do Cemaden (https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w), nos seguintes dias:

  • 19 de outubro, com foco na Capacitação;
  • 21 de outubro, com foco na Comunicação;
  • 28 de outubro, com foco em Participação Social e Intersetorial;
  • 9 de novembro, com foco em Recursos Financeiros; e
  • 18 de novembro, com foco na Profissionalização.

Inscrições e informações

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir deste formulário (https://forms.gle/1UBXvwjuBv9JZ1Nb8). Haverá emissão de certificados para todos aqueles que preencherem as listas de presença, disponibilizadas no dia do encontro virtual.

Informações sobre o Seminário do Projeto Elos podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (51) 99792-4654.

É possível, ainda, acompanhar as atualizações sobre o Seminário no canal do Telegram: https://t.me/projetoelosdefesacivil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui