Data: 28/10/2019 / Fonte: Revista Emergência/Bruna Klassmann

São Luís/MA – Acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, em São Luís, no Maranhão, a 19ª edição do Senabom (Seminário Nacional de Bombeiros), paralelamente à 6ª FIPIE (Feira Internacional de Prevenção de Incêndio e Emergência). O encontro, que será realizado no Sebrae Multicenter, é uma realização do CBMMA (Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão) e do Governo do Maranhão. “O Senabom é considerado o maior encontro de bombeiros da América Latina e o mais bem conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do país, por isto já é tradição entre os bombeiros, o que o torna um importante acontecimento entre as corporações bombeiro militares de todo o Brasil”, destaca o coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Nesta edição do encontro são esperados mais de 4.000 bombeiros militares, civis, comunitários e voluntários, além de brigadistas, agentes de defesa civil, policiais militares, entre outros profissionais da segurança e representantes de empresas ligadas à prevenção de acidentes. As inscrições antecipadas para o Senabom 2019 poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site http://www.senabom2019.com.br.

A partir do dia 12 de novembro, devem ser realizadas no local do evento, sujeitas à disponibilidade de vagas. Os participantes do Senabom também poderão conferir a FIPIE que contará com as novidades de materiais e equipamentos das áreas de segurança e prevenção, com a participação de empresas nacionais e internacionais.

PROGRAMAÇÃO
O Senabom contará com palestras que abordarão temáticas ligadas a Busca e Resgate, Proteção e Defesa Civil, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndios Florestais e Combate a Incêndios Urbanos. Acontecerá também na programação a apresentação de trabalhos científicos. De acordo com o coronel Roberto, entre os temas que serão abordados durante o evento, destacam-se a apresentação de estudos e abordagem aprofundada sobre a Operação Brumadinho, considerado um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil, o enfrentamento dos incêndios em vegetação, com foco na Amazônia Legal, as novas aplicações tecnológicas para incêndios urbanos e a importância de projetos de combate a incêndio baseados em desempenho, o Atendimento Pré-Hospitalar com abordagens inovadoras de imobilização da coluna cervical, a evolução do Salvamento Veicular no Brasil e seus destaques operacionais, a comunicação e o atendimento à imprensa em grandes sinistros, o uso de aeronaves remotamente tripuladas no serviço bombeiro militar, a abordagem à ocorrência de suicídio com reflexões sobre a intervenção a tentantes e a prevenção entre militares, além de outros assuntos de grande relevância.

Acontecerá ainda na programação do Senabom, a reunião do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes Gerais), composto por todos os Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, assim como, a reunião da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). “Teremos o maior prazer em receber os bombeiros, policiais militares e comandantes gerais de todo o país em nossa cidade, será um grandioso evento”, convida o coronel Roberto.

PROVAS TÉCNICAS
Além da programação técnica, o Senabom contará com três provas técnicas que também estão com as inscrições abertas pelo site do evento. Entre elas, está o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático que terá no primeiro dia, o seminário abordando os principais tópicos do salvamento aquático, e nos dois dias seguintes, serão realizadas as provas na piscina, o Aquatlon e o Beach Flag.

Já, o Bombeiro de Aço será realizado nos dias 12 e 13 de novembro. No primeiro dia, ocorrerá o Congresso Técnico, onde será apresentado o Comitê Técnico e serão sanadas as dúvidas dos competidores. No dia seguinte, serão realizadas as provas, no estacionamento do Sebrae Multicenter. Será realizada ainda, a Certificação de Cães, que iniciará as provas no dia 11 de novembro, e encerrará no dia 14, com a entrega dos certificados. Os participantes passarão por provas de obediência e destreza, busca urbana e restos mortais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui