Gilson Teixeira
Data: 12/11/2019 / Fonte: Governo do Maranhão

São Luís/MA – Mais de 3 mil integrantes de corporações do Corpo de Bombeiros de todo o país participaram nesta terça-feira (12) da cerimônia de abertura da XIX edição do Seminário Nacional de Bombeiros. O encontro é o maior da América Latina e pela primeira vez está sendo realizado em São Luís.  Além dos profissionais, a solenidade contou com a presença de autoridades como o governador do Maranhão, Flávio Dino, o secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Teophilo, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, e o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto.

Anfitriã do evento, a corporação maranhense é a responsável pela organização de palestras, workshops, certificações, além das competições nacionais de Salvamento Aquático e Bombeiro de Aço. O governador Flávio Dino reforçou que o encontro é uma oportunidade de aprimorar técnicas e compartilhar experiências, o que se reverte em melhor entrega de serviços públicos, e também de ratificar o valor do trabalho dos bombeiros.

“O Corpo de Bombeiros é uma uma das instituições mais respeitadas da sociedade brasileira por conta da imprescindibilidade do seu trabalho em ações decisivas em momentos emergenciais e também pela dimensão preventiva. Por tudo isso, é uma imensa alegria ao Maranhão receber o corpo diretivo do Corpo de Bombeiros de todo o país, além de todos os demais participantes deste evento. Este encontro marca o comprometimento que temos com a qualificação dos serviços públicos: serviços públicos melhores e mais eficientes postos à disposição dos cidadãos e cidadãs”, afirmou o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, também falou do impacto do encontro para a Política de Segurança Pública do Maranhão, em especial para as corporações de bombeiros. “Temos dois aspectos importantes: o primeiro a organização interna dos bombeiros e o segundo, o resultado dessa organização para a sociedade. Teremos momentos de debates, apresentação de palestras com conteúdo para intervenções futuras, análise do estilo de trabalho já realizado, sempre objetivando ampliar a capacidade de atendimento ao cidadão nas horas mais difíceis e na prevenção”, reiterou.

O coronel Célio Roberto também comentou a escolha de São Luís como sede, algo inédito para a corporação maranhense. “É um privilégio para nós receber as corporações de todo o Brasil em nossa casa em um evento tão significativo como esse. E pela primeira vez aqui no Maranhão. Aqui discutiremos técnicas do nosso trabalho em prol do trabalho de salvar vidas, que é a principal missão que nós temos, mas também de proteger o patrimônio do cidadão”, comemorou o comandante.

Senabom 2019
Para o Secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp) e representante do Ministério da Justiça, General Guilherme Teophilo, o encontro, tradicional por agregar as corporações, promove o intercâmbio essencial à segurança pública brasileira.  “A cúpula da segurança pública nacional hoje está em São Luís, hoje São Luís é a capital da segurança pública brasileira. Vamos discutir vários problemas aqui e estaremos presentes com vários diretores, acenando também com recursos que ainda vamos disponibilizar este ano. Estamos agora procurando dar uma atenção toda especial, fazendo um grupo de resposta a desastres para atender a possíveis calamidades, no sentido de sermos proativos e não reativos”, disse o secretário nacional de Segurança Pública.

A palestra de abertura foi realizada pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o coronel Edgard Estevo da Silva, que apresentou seu relato do Serviço Integrado dos Corpos de Bombeiros Militares na Operação Brumadinho, realizada este ano, após o rompimento daquela barragem em janeiro. Durante o dia, também foram realizadas as provas da Certificação Nacional de Cães, o Treinamento de Salvamento Veicular e reuniões do Comitê Nacional de Combate a Incêndio e Comitê Atendimento Pré-Hospitalar – APH, além do Seminário de Salvamento Aquático.

Nesta quarta-feira (13), além de palestras que abordarão atualizações para Combate a Incêndios Florestais e Urbanos, o evento terá apresentação de trabalhos científicos e o lançamento do Protocolo Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio.  O Seminário abrange o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que testa a capacidade dos competidores em simulações de resgate em piscina e no mar, incluindo percursos de 50m, 100m individuais e revezamento.

Além do Aquathlon, prova que alterna corrida na areia e natação em mar e que será realizada às 15h desta quarta-feira (13) na Praia de São Marcos. Quase 300 competidores estão inscritos no campeonato.  O encontro também promove a prova Bombeiro de Aço, um circuito que simula atividades de bombeiro em um cenário de combate a incêndio com salvamento de vítima. Uma das mais badaladas competições entre bombeiros brasileiros, a prova técnica avalia critérios como agilidade, força e resistência simultaneamente e elege os bombeiros mais completos em nível nacional. A prova alcançou número recorde de inscrições: ao todo, são 102 bombeiros distribuídos em cinco categorias.

Feira
Na área de exposições do Multicenter Sebrae, o seminário também inclui a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e de Emergências. Uma mostra de fornecedores de equipamentos de segurança pública de todo o Brasil será montada no local. Uma oportunidade para os participantes do evento conhecerem a evolução em tecnologia e inovação dos materiais elaborados para o segmento. Uma das atrações da Feira é a demonstração de Salvamento Veicular, que ocorre nesta quarta-feira (13), às 14h, quando militares realizam uma simulação de uma ocorrência real de desencarceramento de vítimas presas às ferragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui