Data: 05/10/2017 / Fonte: Divulgação RP 360 – Comunicação e Relações Públicas

São Paulo/SP – Nos dias 24 e 25 de outubro, a FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros em parceria com o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo realizam o “Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico” para 300 pessoas, no auditório da Associação BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional, em São Paulo. O evento é gratuito e direcionado aos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e construção, entidades de classe, órgãos governamentais, organismos internacionais voltados à proteção do patrimônio histórico, museólogos, profissionais de segurança contra incêndios e interessados no tema.

Palestrantes nacionais e internacionais como o Coronel Luiz Vaz de Matos, Chefe do Comando do Corpo de Bombeiros de Paris, Gérald Sellie, engenheiro perito em análise e gestão de risco de incêndio e explosão da SECURETUDE Sàrl (Suiça), Ron Hedger, oficial do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros do Reino Unido e especialista em gerenciamento de emergências, participam do evento ao lado de renomados especialistas e arquitetos e urbanistas brasileiros como Marta Moreira (MMBB Arquitetos), Alessandra Labate (EXPOMUS), Roberta Silva e Regina Célia Pousa Ponte (UPPM – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura de São Paulo), Laércio Cândido da Rocha (IPHAN/SP), Rosária Ono (FAU/USP), Paulo Gustavo von Krüger (UFMG), Claudio Cecílio de Oliveira (Pinacoteca do Estado de São Paulo), Pedro Mendes da Rocha (Pedro Mendes da Rocha Arquitetos Associados) e os oficiais do Corpo de Bombeiros da PMESP que são especialistas nessa área: Cel Eduardo Nocetti Holms, Cel Walter Negrisolo, Cel Rodrigo de Lima Dib e o Ten Alexandre Pires de Proença. Os palestrantes apresentarão diagnósticos da legislação atual e abordarão temas sobre proteção e segurança contra incêndios, além de estudos de casos de ocorrências recentes em edifícios históricos ocupados por instituições culturais e científicas.

Painéis compostos por experiências nacionais e internacionais fazem parte da programação do seminário. O objetivo é promover a discussão sobre a prevenção contra incêndio e emergências em patrimônios históricos, sob a ótica da arquitetura e do urbanismo, do Corpo de Bombeiros e das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela preservação e proteção desse tipo de acervo. “Vamos fornecer meios e condições para intensificar o debate sobre as normas de preservação e sobre as exigências de adequação dos imóveis para prevenção de acidentes e garantia de acessibilidade e mobilidade. Os painéis programados terão foco na atual legislação e nas exigências legais de prevenção de acidentes e sinistros, levando-se em conta o respeito à integridade do edifício, além de normas e regras para bens tombados”, explica o Coronel Cassio Roberto Armani, Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Durante o evento também será apresentado um Documento Referência, elaborado em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com foco na revisão da Instrução Técnica n° 40, a qual trata diretamente da proteção contra incêndios em edificações históricas, museus e instituições culturais com acervos museológicos. “Será trabalhada uma proposta multidisciplinar que consolide os anseios desses profissionais e dos órgãos responsáveis, com vistas a minimizar riscos e com foco na preservação de vidas e do patrimônio”, afirma o Coronel Armani.

As inscrições para o “Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico” podem ser realizadas pelo site da FUNDABOM – http://www.fundabom.org.br/.

SERVIÇO:
Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico
Datas: 24 e 25 de outubro de 2017 (terça e quarta-feira)
Horários: 08h00 às 18h00
Local: Associação BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional (Rua Tamandaré, 984, Liberdade – São Paulo)
Entrada: gratuita
Disponibilidade: 300 lugares
Inscrições online: www.fundabom.org.br

Sobre a Fundabom
A FUNDABOM tem o objetivo de promover e difundir a produção do conhecimento cultural e científico na área de emergências e apoiar o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, contribuindo para o seu crescimento e aperfeiçoamento. A instituição atua nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional e estimula o planejamento e execução de programas, projetos e atividades relacionadas ao serviço de bombeiros. Presta apoio educacional, técnico e científico para levar soluções para a administração pública, consolidando o Bombeiro de São Paulo como difusor dessa cultura por meio de estudos, cursos e treinamentos. Assim, formar profissionais melhores e mais qualificados – em especial das áreas de segurança e prevenção contra incêndios, capacitando profissionais de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo e Técnicos de Segurança – para atuarem em diversas áreas relacionadas ao serviço de bombeiro e emergências. Integram seus projetos o desenvolvimento de cursos básicos e avançados nas áreas de prevenção contra incêndios, treinamento de brigadas de incêndios, publicação de revista com temas de relevada importância para o setor de prevenção e proteção contra incêndios e emergências, além de atuação na educação pública por meio dos programas Bombeiro Educador, Chama Segura, Brigadista Voluntário, Comunidade Segura, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui