Cristine Rochol/PMPA
Data: 05/01/2020 / Fonte: G1

Porto Alegre/RS – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará treinamentos de voluntários para auxiliar no atendimento de paradas cardiorrespiratórias em Porto Alegre. As inscrições estão abertas e os interessados podem escolher entre três opções de data, todas em janeiro.

Os participantes devem residir em Porto Alegre, e podem ser de qualquer área de formação. A atividade é gratuita, mediante doação de alimentos ou material escolar. Confira o serviço abaixo.

Os voluntários serão convocados através do aplicativo True PCR – Coração no Ritmo Certo, lançado pelo Samu. Eles serão acionados para atuar em casos de paradas cardiorrespiratórias durante o deslocamento da ambulância até o local.

“Capacitados, os voluntários receberão um código que habilitará o uso do aplicativo e permitirá o socorro a pacientes”, explica o coordenador do Samu, Marcos Mottin. Os voluntários serão acionados a qualquer momento, e quem estiver mais próximo de uma pessoa com parada cardiorrespiratória poderá realizar as manobras na vítima enquanto a ambulância do Samu se desloca até o local.

Após o treinamento, será disponibilizada a localização de desfribiladores externos automáticos. “No momento, mil pessoas, profissionais da área da saúde, estão aptas a utilizar o app. Eles serão os primeiros voluntários”, enfatiza o coordenador.

Treinamento para voluntários do Samu

Datas e horários dos cursos:

10 de janeiro – 9h às 12h

16 de janeiro – 13h30 às 16h30

28 de janeiro – 9h às 12h

Local: Núcleo de Educação Permanente do Samu POA – Avenida Ipiranga, 3501, 3º andar

Como se inscrever: preencher o formulário neste link e enviar e-mail para [email protected] escolhendo uma das datas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui