CONASV
Data: 23/01/2020 / Fonte: Redação Revista Emergência

Caxias do Sul/RS – Entre os dias 15 e 16 de janeiro, ocorreu em Caxias do Sul/RS, o 1º Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, promovido pelo CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), por meio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar. A capacitação contou com a participação de 30 bombeiros militares e voluntários do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. As atividades foram realizadas nas dependências da Marcopolo, empresa fabricante de ônibus na América Latina.

O objetivo do workshop foi realizar um estudo das características construtivas dos veículos de transporte de passageiros e da aplicabilidade dos conhecimentos de técnicas de extração de vítimas nestes veículos. Durante a atividade, foram tentadas diferentes ferramentas e equipamentos para operacionalizar as técnicas de desencarceramento, criação de acessos e extração de vítimas do interior de ônibus urbano, rodoviário e micro-ônibus.

Os participantes também puderam conhecer o interior da fábrica, onde são produzidos os ônibus, para que pudesse ser estudados os processos de fabricação. A partir disto, foi possível a identificando dos principais pontos de reforço estrutural dos veículos, assim como, os riscos existentes durante o atendimento de acidentes com ônibus.

A partir deste workshop, será criado pela Câmara Temática de Salvamento Veicular do CBMRS, conjuntamente com a CONASV (Comissão Nacional de Salvamento Veicular), um manual de procedimento operacional padrão para atuação de equipes de emergência em ocorrência envolvendo ônibus e micro-ônibus, documento que ainda não existe no Brasil.

APRENDIZADO
As técnicas aprendidas e os estudos apresentados durante o Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, que ocorreu nos dias 15 e 16 de janeiro, foram disseminadas para mais bombeiros militares e voluntários do Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 profissionais participaram, no dia 22 de janeiro, de uma atividade realizada pelo CBMRS, com dois ônibus e um micro-ônibus. Na ocasião, os participantes puderam aprender sobre as técnicas de criação de espaço e extração de vítimas de acidentes com veículos de transporte coletivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui