Data: 25/08/2017 / Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Kobe/Japão – Terminou nesta sexta-feira (25.08) o curso de Políticas Gerais para Prevenção de Desastres que faz parte da fase final do Projeto de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides) e foi realizado no Centro de Treinamento Jica Kansai em Kobe, no Japão. O grupo composto por nove técnicos brasileiros vai apresentar o manual com os planos de ação para aplicação do Projeto Gides nas três esferas: federal, estadual e municipal. Representando a cidade está o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A proposta vale para a aplicação nos 5.570 municípios brasileiros com os conhecimentos adquiridos dentro do Gides. Agora, a intenção é que o manual seja colocado em prática após o encerramento do projeto, que será realizado no fim do ano. Caso seja implantada no país, a ideia assegura a continuidade das atividades mesmo após seu desfecho.

“A partir da experiência de Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau, traçamos uma matriz com pontos fracos e fortalezas, com ameaças e oportunidades para que possa ser analisada pelo Brasil e suas Defesas Civis visando não apenas a continuidade das atividades nos nossos três municípios, mas também a propagação desse conhecimento para os mais de 5.500 municípios brasileiros. Teremos um Sistema Nacional forte com Defesas Civis municipais preparadas. E o Projeto Gides nos deixa grandes ensinamentos do Japão que queremos que sejam levados para todo o país”, afirma Paulo Renato.

O Projeto GIDES é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – CEMADEN, pelo Ministério da Integração – CENAD e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui