Crédito: CBMCE

Fonte: CBMCE

O Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado promovem, entre os 26 e 30 de julho, o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio. O treinamento, voltado para profissionais da Área da Segurança Pública, ocorrerá, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no auditório do Quartel do Corpo de Bombeiros de Crato (Avenida Maria Maides de Siqueira, 167 – bairro Pimenta). Os interessados em participar do curso, que dará direito a certificado de 40h/a, devem se inscrever, entre os dias 23 e 26 de julho, por meio da Plataforma de Cursos do CEAF: https://cursos.mpce.mp.br/. Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Como também, o treinamento tem como objetivo capacitar os participantes para atender ocorrências de tentativa de suicídio em situações-limite, também atendidas como situações de urgência, quando um potencial suicida está na iminência de consumar suicídio. Os conteúdos que serão apresentados no curso seguem a atual forma de atendimento, que visa a humanização e o foco na escuta e no diálogo, deixando como último recurso de ação a possibilidade de contenção física, a fim de evitar o óbito da vítima.

De acordo com o tenente coronel Edir Paixão, “chegamos ao XVIII CATS neste mês de julho de 2021. Desde dezembro de 2017 quando ocorreu o I CATS tivemos a oportunidade de capacitar vários profissionais de dentro e fora do país, sempre com o lema em mente: ”conhecer para prevenir e treinar para salvar”, Então chegarmos a tantos cursos e mais de 500 profissionais de segurança pública formados é uma grande honra. Temos recebido frequentemente dos ex-alunos os relatos de pessoas resgatadas graças as capacitações realizadas. Contudo, temos combustível diário a nos impulsionar a cada vez mais nos dedicarmos ao compartilhamento de conhecimento que salva muitas vidas”, relatou o idealizador, coordenador e instrutor do CATS XVIII.

Ao todo, 25 alunos entre bombeiros militar, policiais civis e policiais militares participam do curso. A abertura do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS)ocorreu na manhã desta segunda-feira (26) e contou com a presença do comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5ºBBM), o tenente coronel Agnaldo Alexandre Viana, oficiais e praças do CBMCE, além de profissionais da segurança pública, bombeiros policiais militares, policiais civis, psicólogos e médicos.

Crédito: CBMCE

Prevenção

Em caso de crises emocionais e pensamentos destrutivos ligue 188 CVV. Os contatos com o Centro de Valorização da Vida são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Em caso de urgência e emergência ligue 193.

No âmbito do MPCE, o curso é promovido por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Programa Vidas Preservadas e seus parceiros. A iniciativa também conta com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e terá coordenação do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Edir Paixão, que também será instrutor do curso em algumas disciplinas. O membro do CBMCE é mestre em Saúde Pública, especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui