Divulgação
Data: 15/11/2019 / Fonte: Governo do Maranhão

São Luís/MA – Stands com empresas do segmento de logística militar e representantes de todo o Brasil expõem os equipamentos mais modernos e tecnologias de última geração para facilitar o trabalho do bombeiro no seu dia a dia.

Durante o Seminário Nacional de Bombeiros, realizado de 12 a 14 de novembro em São Luís, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) até drones, câmeras térmicas e materiais de desencarceramento veicular estão disponíveis para experimentação. A Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) acontece até esta quinta-feira (14) no Multicenter Sebrae.

Um dos grandes destaques da feira se chama Tcas SG. Nome difícil para um produto audacioso: o material em gel pretende ser um forte aliado dos bombeiros no combate a incêndios. O Tcas trabalha na supressão de gases, eliminando a fumaça e baixando a temperatura rapidamente.

Thiago Beagim, diretor da Projeted e representante da Techia, uma empresa chilena, parceira do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, detalha o funcionamento do produto promissor. “Ele [o produto] vem se destacando no incêndio florestal, por utilizar uma baixa quantidade de água. É misturado com água a 1%. Pode ser usado dentro de extintor de incêndio, viatura, bomba costal, equipamentos que trabalhem com água para combate a incêndio. Para se ter uma ideia, ele pode reduzir o trabalho do bombeiro em mais de 50% dependendo da ocorrência. Por exemplo, se o bombeiro trabalha um dia no combate a incêndio com água, ele trabalha meio dia com o produto”, citou.

O Tcas é também sustentável: ele é biodegradável e se deteriora em 24 horas. Além disso, ajuda o solo a se regenerar e formar nova vegetação em pouco tempo. Este mecanismo permite ainda que o bombeiro tenha um dia a dia mais saudável, considerando que ele passa a inalar menos gases prejudiciais. Permite ainda a redução da quantidade de água empregada nas ocorrências de incêndio, de maquinário e de hora-homem.

Por meio da parceria com a empresa chilena, o Maranhão recebeu 25 baldes de 20 litros da substância, o que permite gerar 40 mil litros do produto. Cada balde do produto custa em média R$ 9 mil. Durante o evento, a Projeted lança o extintor que contém o produto armazenado e anunciou que deixará os protótipos para a corporação maranhense. A tecnologia tem conquistado os chilenos desde 2017 e agora está sendo implantada no Brasil.

Equipamentos de ponta
No stand da empresa Resgatécnica, além de equipamentos de desencarceramento veicular, uma das sensações foi o equipamento autônomo com câmera interna embutida. De acordo com Rafael Gotola, que representa a 3M na Resgatécnica, o grande diferencial apresentado na feira é a tecnologia e os acessórios embarcados no equipamento.
“São câmeras térmicas em que, mesmo em uma visibilidade zero, em que o bombeiro não esteja enxergando nada, escuro, muita fumaça, a câmera de imagem térmica está dentro da máscara e ele consegue visualizar tudo o que está acontecendo. Tem a tecnologia inovadora hands free, que dá maior poder de operação ao bombeiro. O nome do equipamento é máscara com sistema sight pro, que possui um visor interno que capta bluetooth e a câmera.

A empresa SOS Sul trouxe drones de maior porte, que percorrer até 6,7 quilômetros quadrados de forma autônoma. Eles também são adaptados com câmeras térmicas e possuem grande utilidade em combate a incêndios florestais e resgate de vítimas.

Feira de artesanato
Comerciantes do Ceprama e expositores da Feira da Praça Benedito Leite também estiveram na Fipie. Rosa Sousa, de 69 anos, desde os 9 trabalha com rendas. Ela mora na Raposa, um dos principais centros de rendeiras do estado, e considerou a iniciativa da feira atraente. Já dona Lizete, que participou da feira vendendo ecobags com inscrições tipicamente maranhenses, considerou esta uma ótima oportunidade de divulgação. “Estou aqui principalmente para divulgar o meu trabalho para os visitantes de outros estados. Já conversei com várias pessoas que se interessaram por encomendas também”, contou a artesã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui