Valdir Lopes
Data: 19/08/2019 / Fonte: Redação Revista Emergência

São Paulo/SP – Reafirmando a sua relevância para as áreas prevencionista e emergencista brasileiras, a Expo Proteção (7ª Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho) e a Expo Emergência (10ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas), realizadas pela Proteção Publicações e Eventos, atingiram seus objetivos nesta edição de 2019, trazendo bons resultados.

Além de reunirem mais de 39 mil visitantes de 7 a 9 de agosto, no pavilhão branco, do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, onde foram apresentadas as últimas novidades em produtos e serviços nas respectivas áreas, o evento teve 2.700 participantes nos eventos técnicos. O diretor da Proteção, Alexandre Gusmão, destaca três pontos altos, sendo o primeiro a geração de negócios entre visitantes e expositores num momento delicado da economia. “Contribuímos para a aproximação de clientes e fornecedores num ano em que o Brasil está retomando o seu crescimento”, comenta. O segundo ponto foi o sucesso do Congresso Brasileiros de SST, que debateu as mudanças normativas que o setor de Saúde e Segurança do Trabalho brasileiro está vivenciando, com a presença de representantes do Governo e da sociedade. “No evento também pudemos assistir o que de melhor as empresas estão desenvolvendo na área prevencionista, através dos cases vencedores do Prêmio Proteção Brasil”, complementa. E, o terceiro ponto, foi o Bombeiro Brasil, evento que reuniu 600 bombeiros militares e civis de todo país para conhecer e treinar novas técnicas e tecnologias de atendimento a emergências. “Enfim, um grande evento, que consolida a importância da Expo Proteção/Expo Emergência e antecipa uma grande edição para 2021”, prevê Gusmão.

PREVENÇÃO
Durante os três dias de evento, diversos profissionais de SST participaram de workshops, palestras, treinamentos, mesas redondas e seminários, se especializando ainda mais em suas áreas de atuação. Entre os destaques, esteve o Congresso Brasileiro de SST, que trouxe debates sobre a atualização das normas regulamentadoras e informações sobre a continuidade do eSocial, além de outras temáticas relevantes ao setor prevencionista.

Além disto, a Expo Proteção contou com 12 workshops de atualização profissional, que trouxeram temas como: elaboração do LTCAT, Análise Ergonômica e o Projeto de Posto do Trabalho, Aposentadoria Especial, Perícias Judiciais Trabalhistas de Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional aplicada ao eSocial, NR 16 – Anexo 4 – Atividades e operações perigosas com energia elétrica, NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, entre outros.

Nas noites dos dias 7 e 8, ocorreram também as cerimônias de premiação do Top of Mind de Proteção, do Prêmio Proteção Brasil 2019 e do Prêmio Proteção Pesquisa em SST, que reuniu profissionais e estudantes da área de segurança, assim como empresas do setor de SST que prestigiaram os eventos.

EMERGÊNCIA
Já, a programação da Expo Emergência, contou com o Bombeiro Brasil, evento dividido em: Congresso Bombeiro Brasil, Rescue Brasil e Desafio Indoor de Bombeiros Militares e Civis. Reunindo os profissionais do fogo de todo o país em debates, formações e treinamentos, o Bombeiro Brasil se consolidou em mais uma edição de sucesso.
Durante o Congresso Bombeiro Brasil foram debatidos temáticas como o resgate em Brumadinho/MG, o atendimento de ocorrências envolvendo animais e insetos, os efeitos na saúde dos bombeiros, a análise e vistoria de projetos de indústrias de explosivos, entre outras. Já, no Rescue Brasil, foi realizado a seletiva de São Paulo para o WRC – World Rescue Clallenge, em Salvamento Veicular e Trauma. Essa competição só contou com equipes da região metropolitana do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo). Além disto, no Desafio Indoor Bombeiros Militares e Civis, foram realizadas as competições nas categorias militares e civis, no masculino e feminino.

Ocorreu também os Workshops de Emergência e Proteção Contra Incêndio. Nesta edição, foram realizados cinco capacitações que abordaram: sobre elaboração do PAE (Plano de Atendimento a Emergências) em plantas industriais de alto risco; as técnicas de combate a incêndio em unidades petroquímicas e petrolíferas; as ações do primeiro no local para acidentes rodoviários com produtos perigosos; suporte básico de vida e situações especiais; e, os perigos e riscos associados aos gases.

Além disto, durante a Expo Emergência, aconteceu o 7º Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergências e de Resgate de Acidentados. O encontro contou com palestras e talkshows que destacaram temas como: suicídio, Suporte Intermediário de Vida, busca de respostas, RCP em Trauma, APH tático, desastres, integração de sistemas de urgência, regulação médica, entre outros.

Ainda foi realizado durante a programação, o PrevTrauma – Simpósio de Prevenção de Acidentes e Causas Externas com Crianças e Adolescentes. Durante o evento, aconteceu a palestra Piscina + Segura (Sobrasa), assim como, três talkshows que tratam sobre: “acidentes e causas externas: como diminuir?”, “segurança nas escolas – traumas e clínico: como fazer?” e “treinamentos de primeiros socorros para crianças es adolescentes é uma alternativa na prevenção?”.

A partir da próxima semana você poderá conferir a cobertura fotográfica completa dos três dias de feiras e eventos técnicos em nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui