Paula Barcellos
Data: 16/08/2017 / Fonte: Redação Revista Emergência

São Paulo/SP – Iniciou hoje, dia 16, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, a Expo Emergência – 10ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas. Com seminários, debates, workshops e cursos técnicos, a programação do evento segue até sexta-feira, dia 18. A Expo Emergência está ocorrendo paralelamente à Expo Proteção – 7ª Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho. Ambos os eventos estão reunindo mais de 300 expositores, apresentando as últimas novidades em produtos e serviços disponíveis nos mercados. Durante os três dias, são esperados mais de 50 mil visitantes. A realização da Expo Emergência e Expo Proteção é da Proteção Publicações e Eventos, com promoção das revistas Emergência e Proteção e patrocínio da Metalcasty.

Neste primeiro dia a programação da Expo Emergência conta com o IV Simpósio Brasileiro Piscina + Segura, realizado pela Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático). O encontro está reunindo profissionais da área para debater assuntos como o resgate em piscinas, o cenário brasileiro de afogamentos, a educação em segurança de piscinas, primeiros socorros, entre outros. Também está ocorrendo o 1º Seminário Latino Americano de Gestão de Emergências com palestras e mesas-redondas durante todo o dia, realizado pela AIGELAC (Associação Internacional de Gestores de Emergência da América Latina e Caribe) e o IAEM (International Association of Emergency Managers).

Outro evento paralelo na Expo Emergência, são os tradicionais Workshops de Emergência e Proteção Contra Incêndio. Hoje, haverá o primeiro tratando sobre a Química dos Produtos Perigosos, com o químico Edson Haddad. O objetivo é apresentar conceitos básicos sobre os perigos associados aos gases, líquidos inflamáveis e líquidos corrosivos, bem como conhecer as principais propriedades destes materiais.

BOMBEIRO BRASIL
Paralelamente a Expo Emergência, acontecerá o Bombeiro Brasil que está reunindo profissionais de todo o Brasil. Durante o evento serão realizados debates, formações e treinamentos sobre incêndio, emergência e resgate, promovendo a troca de conhecimento entre os participantes. A sua realização é da Proteção Publicações e Eventos, Fundabom (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) e CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Ao longo dos três dias, acontecerá o Congresso Bombeiro Brasil (foto acima), abordando os temas mais importantes para os participantes que atuam nas áreas de incêndio, resgate e emergência. A programação conta com estudos de casos, seminários, mini cursos e palestras reunindo corporações e profissionais. Neste primeiro dia, são nove assuntos em pauta, entre eles: sistema de combate no atendimento a emergências, importância de brigadas de incêndio no contexto da segurança de edificações, sistema APELL na redução do impacto das emergências, entre outros temas.

Haverá também o Rescue Day, com oito diferentes cenários para o treinamento de resgate de acidentes automobilísticos, com atividades das 13h às 18 horas. Além disto, acontecerá o Desafio Indoor Bombeiros Civis, uma competição desportiva com a participação de bombeiros civis e voluntários.

Acesse aqui, a programação completa do Bombeiro Brasil.

EVENTO CÁRDIOPROTEGIDO
A Expo Emergência está contando com uma novidade nesta edição de 2017. Durante a feira está sendo desenvolvido o projeto Cárdioprotegido, que visa garantir uma assistência pré-hospitalar integral a incidentes cardiorrespiratório, aumento as chances de sobrevivência das vítimas. O objetivo desta ação é garantir o SBV (Suporte Básico de Vida) e Suporte do DEA (Desfibrilador Externo Automático), além de garantir a chegada do equipamento ao local do incidente em até cinco minutos. O projeto está sendo coordenado pela empresa Dynsei, uma das expositoras da feira.

EXPO PROTEÇÃO
Durante os turnos da manhã e da tarde acontecem os primeiros quatro Workshops para Atualização de Profissionais em Saúde e Segurança do Trabalho. Para começar, serão debatidos a NR 26 – Sinalização de Segurança e o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) da ONU; Perícia Médica e Vistoria no Local e Trabalho: aspectos práticos; Dia a Dia da Prevenção: bases para gestão total de SST; e Proteção Respiratória (Legislação Brasileira, Sistema Respiratório, Conceitos Básicos, Seleção de Respiradores, Verificação e Ensaios de Vedação).

À noite ainda acontece a cerimônia de premiação do Top of Mind de Proteção. A solenidade reúne representantes das marcas mais lembradas de diferentes produtos ou serviços no mercado de SST.

Outro evento paralelo que começa hoje é o Seminário Proteção Brasil de SST. Em sua 13ª edição, ele conta com a apresentação de 13 cases vencedores do Prêmio Proteção Brasil 2017, patrocinado pela MSA do Brasil, abordando ações que foram desenvolvidas em relação a atuação da CIPA, Trabalho em Altura, ergonomia e Higiene Ocupacional, etc., além de mesas redondas com profissionais experientes do setor prevencionista. Previsto para ocorrer entre esta quarta (16) e quinta-feira (17), o Seminário visa divulgar as boas práticas das empresas. Amanhã acontecerá, a partir das 20 horas, a cerimônia de premiação dessas empresas e a revelação dos ganhadores regionais e nacional do prêmio.

TRANSPORTE GRATUITO
Os visitantes da Expo Proteção e Expo Emergência 2017 contam com transporte gratuito do Terminal Rodoviário Tietê até o Pavilhão Verde do Expo Center Norte, com ida e volta de 30 em 30 minutos. Com embarque no terminal rodoviário das 7h30 às 9h, e das 12h às 21h, as vans estarão à disposição dos passageiros no lado oposto do terminal, no sentido bairro-centro. Mais informações podem ser obtidas no balcão de atendimento da feira.

A cobertura completa você encontra em www.expoemergencia.com.br. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 2131-0400. Para acessar a programação completa, clique aqui.

Serviço
Expo Proteção – 7ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho
Expo Emergência – 10ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas
Data: 16 a 18 de agosto de 2017.

Hora: 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme São Paulo – SP
Informações: (51) 2131 0400 ou www.expoemergencia.com.br
Inscrição somente no local do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui