Data: 26/06/2019 / Fonte: Ibram

Rio de Janeiro/RJ – Entre os dias 26 e 28 de junho, acontece no Rio de Janeiro (RJ) o Seminário Internacional `Patrimônio em chamas: gestão de riscos de incêndio para o patrimônio cultural”. Nos dias 26 e 27, o Museu Histórico Nacional/Ibram sedia atividades do seminário.

O seminário aborda o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel de gestores no estímulo de uma cultura de prevenção. Com palestrantes de diversos países, como Canadá, Chile, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia, além de especialistas do Brasil, a proposta do Seminário é promover uma análise sobre as estatísticas de incêndios, e suas implicações para a tomada de decisões eficazes, as experiências de diferentes países, contextos na gestão de riscos de incêndio e medidas avançadas de segurança contra incêndios para aplicação no patrimônio cultural.

Entre as atividades do Seminário, está prevista uma visita ao Museu Nacional para que os participantes vejam as ações em curso para a reconstrução do Museu, e um fórum especializado para apresentar recomendações significativas sobre a redução do risco de incêndio no patrimônio cultural. Por questões de segurança, a visita será restrita a 70 participantes. Haverá, ainda, visitas técnicas a outros museus.

O evento é voltado para gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios, diretores de museus, profissionais de museus, educadores de museus e patrimônio e áreas correlatas. Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Brasileiro de Museus (www.museus.gov.br).

O Seminário Internacional `Patrimônio em chamas: gestão de riscos de incêndio para o patrimônio cultural” é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM), em parceria com o British Council, Museu Nacional/UFRJ, representação da Unesco no Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço
O quê: Seminário Internacional “Patrimônio em chamas: gestão do risco de incêndios para o patrimônio cultural”

Data: De 26 a 28 de junho de 2019
Locais: Museu Histórico Nacional (MHN), Museu Nacional e Museu de Arte do Rio (MAR) – Rio de Janeiro, RJ
Outras informações: www.museus.gov.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui