Data: 08/07/2016 / Fonte: Gabinete Militar de Minas Gerais

Minas Gerais – No dia 6 de julho, o Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), ministrou um treinamento de Sistema de Comando em Operações (SCO) para integrantes de vários órgãos participantes da oficina temática de contramedidas, da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge).

Participaram do evento militares do Exército Brasileiro, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Agentes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e membros de Secretarias de Estado e outros órgãos participantes da oficina.

O objetivo do treinamento foi preparar técnicos e gestores de diversas instituições para atuação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, através da apresentação de elementos teóricos, práticos e, sobretudo, a metodologia para a utilização do SCO como resposta a situações críticas com o envolvimento de múltiplos órgãos.

Foram abordados os seguintes temas: apresentação do SCO, estudo das funções do SCO, áreas e instalações, comando integrado, controle de recursos operacionais e atividades de preparação e elaboração de planos de ação. O treinamento ocorreu nas instalações do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), da UFMG.

Treinamento prático
Em complementação à parte teórica, a Defesa Civil Estadual participou do treinamento prático de defesa contra ataques químicos e neutralização de artefatos explosivos, ocorrido no dia 07 de julho, no Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. A Defesa Civil Estadual tem participação efetiva nos planejamentos e ações referentes à descontaminação de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui