Data: 04/07/2018 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Florianópolis/SC – A segunda edição do CACE- Curso de Atendente de Central de Emergência (CACE) deste ano, no município de Florianópolis, por meio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, iniciou na última segunda-feira (dia 02 de julho). Com carga horária de 40 horas/aula, o curso tem a participação de 21 Bombeiros Militares, representantes das centrais de Emergência de Florianópolis, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Canoinhas, Joaçaba, Itajaí e DiTI.

A partir da iniciativa do 12º BBM, em São Miguel do Oeste, de buscar instrução para os operadores da central de emergência que será inaugurada neste mês naquela cidade, foi realizada uma parceria junto ao 1º BBM, que está sediando o segundo CACE em 2018, na Capital. Por meio de edital aberto previamente, foram disponibilizadas vagas a todos os Batalhões do estado. O objetivo do curso é capacitar os Bombeiros Militares para operarem tecnologias existentes nas Centrais de Emergências, de acordo com a diretriz de Procedimento Operacional Padrão Número 8 do Comando-Geral, atualizando conhecimentos e habilidades necessários aos atendentes das Centrais de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Dentre as temáticas abordadas no curso, destacam-se: o novo Ebombeiro Web, que permite a comunicação e envio de ocorrências entre as diferentes Centrais, o Mapeamento CBMSC, a página de Monitoramento de Recursos, além de noções sobre infraestrutura de uma central de emergência, acionamento de aeronave, aplicativo FireCast CBMSC e protocolo de atendimento de emergência através do telefone 193. Todas, tecnologias e inovações que otimizam e agregam qualidade no atendimento prestado à comunidade via central de emergências.

A Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) é a responsável pela coordenação acadêmica do curso, sendo os B3 de Florianópolis e São Miguel do Oeste, em parceria, responsáveis pela logística do curso. O curso foi aprovado pela Diretoria de Ensino e vem sendo ministrado desde 2016, esta é a 6ª edição do curso, já sediaram o CACE os municípios de Itajaí (2016), Joaçaba (2017), Chapecó (2018) e Florianópolis sedia o terceiro curso nos últimos dois anos (2017 e 2018).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui