Data: 22/11/2016 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Acre

Acre – O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em cerimônia realizada na segunda-feira, 21, formou uma turma de 163 bombeiros-mirins abrangendo seis turmas das comunidades do Ramal da Buritirana, São Pedro, Lagoinha e das sedes de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Criado em Cruzeiro do Sul em 9 de abril de 2010, o Projeto Bombeiro Mirim do CBMAC, que já está em sua 7ª edição, é voltado para crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos. Sua finalidade é desenvolver indivíduos mais ajustados à convivência social, conscientes do respeito à vida e seus direitos e deveres com o próximo.

A concorrida cerimônia teve a presença do comandante geral do CBMAC, coronel Carlos Gundim, além de autoridades militares, civis e eclesiásticas. Pais e parentes dos formandos também prestigiaram o ato. Segundo o coronel Gundim, esse projeto repassa para as crianças e adolescentes participantes conceitos de cidadania, meio ambiente e civismo, além das práticas de salvamento executadas pelos bombeiros, de forma lúdica.

Ele destacou a importância do projeto para o estado, apesar do alto custo, dos investimentos dos parceiros como a Secretaria de Educação e Esporte, Detran, Secretaria do Meio Ambiente, entre outros.

O comandante do CBM de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Marcelo Araújo ressaltou o grande valor social do projeto, por trabalhar a base da sociedade.

“Procuramos acrescentar valores, monitorar o desempenho escolar, influenciar o máximo possível, de forma positiva, nas várias áreas da vida do adolescente, como a questão disciplinar, o comportamento em família para agregar valores”, disse.

Clécia Souza, mãe de aluno, analisou que as crianças e jovens que participam dessa formação se tornam mais responsáveis. “Para nós, familiares, foi muito importante esse projeto para melhorar a sociedade”, explicou.

O bombeiro-mirim Luís Fernando Uchoa da Silva disse estar muito feliz por ter participado desse projeto que ensinou não só os princípios morais, mas também técnicas de salvamento, que vai levar para a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui