Data: 28/04/2017 / Fonte: Corpo de Bombeiros, realiza simpósio, sobre incêndios florestais

Petrópolis/RJ – O Quartel de Petrópolis (15º GBM) realiza, entre os dias 5 e 8 de junho, o 1º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios em Florestas da Região Serrana (I SPCIF). O evento, que é gratuito, vai contar com palestras e demonstrações de equipamentos e tecnologias de combate a incêndios. Indicado para profissionais de combate a acidentes florestais, gestores públicos, acadêmicos da área de preservação de ecossistemas e para o público em geral, o encontro vai acontecer no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no bairro Quintandinha, em Petrópolis.

– Os dois grandes objetivos do simpósio são: divulgar informações para promover prevenção, evitando esse tipo de desastre, e promover uma resposta mais integrada entre o Corpo de Bombeiros e os diversos setores apoiadores, caso um incêndio aconteça. A atuação, seguindo o nosso protocolo, se tornará mais eficiente – disse o organizador do evento, capitão Daniel Campos Correia.

O I SPCIF conta com a parceria de organizações governamentais e empresas privadas envolvidas no desenvolvimento de tecnologias para resposta a incêndios. Entre os palestrantes convidados estão representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual; de órgãos de proteção ambiental, como ICMBio e Inea; e acadêmicos das áreas de Biologia e Engenharia Florestal e Ambiental, entre outros.

– Acreditamos que, munidas de informações, as pessoas entendam a importância de evitar e denunciar focos ou situações que possam desencadear grandes desastres – afirmou o oficial.

Estatísticas
Em 2014, houve 256 ocorrências de incêndio em florestas na região de Petrópolis; em 2015, foram 182 casos, contra 150 no ano passado. Apesar desta queda anual, segundo o capitão Daniel, nada garante que os números vão continuar em declínio. Por isso, é tão importante manter as unidades integradas e as pessoas sempre atentas.

Serviço:
1º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Região Serrana

20 horas-aula de palestras, com certificado ao final do evento
Abertura: dia 5 de junho, a partir das 13 horas/ Dias 6, 7 e 8 de junho, das 8 às 17 horas
Local: Av. Getúlio Vargas, 333 – Quintandinha, Petrópolis
Vagas: 180 participantes, sujeito a lotação.
Mais informações e programação completa em simposiopcif.org
Inscrição gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui