Data: 18/10/2016 / Fonte: CBMERJ

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) marcou presença, em Goiânia (GO), no Curso Internacional de Gerenciamento de Operações de Incêndios (CIGOI) – programa oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Góias (CBMGO). A formatura dos alunos aconteceu no dia 7 de outubro.

O curso durou 14 dias e incluiu as disciplinas de teoria do comportamento do fogo; técnicas de combate a incêndio urbano; estratégias, táticas e gerenciamento de ocorrências em incêndios; simulados em maquete, simulacros de combate a incêndio em ambientes diversos e prática de combate a incêndio real no simulador tipo contêiner.

De acordo com o representante do CBMERJ na instrução, capitão Ancelmé, lotado no Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), a participação em treinamentos externos é fundamental para a constante atualização da corporação em cenário nacional.

– O conteúdo chamou atenção pelo fato de focar no gerenciamento, e não nas técnicas em si. A forma inovadora como nos apresentaram o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) foi surpreendente. A ideia principal é a de que todos tenham acesso e familiaridade com essa ferramenta, que não se restrinja apenas aos oficiais, mas que todos, cada um na sua função, fale a mesma linguagem em qualquer tipo de evento, do mais simples ao mais complexo – destacou o militar.

Segundo o comandante geral do CBMGO e presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, coronel Carlos Helbingen, o objetivo é que os conhecimentos adquiridos possam contribuir para o crescimento profissional de cada um dos participantes e de suas corporações.

– A técnica é muito importante, mas a tática faz a diferença nas ocorrências por viabilizar que os comandos corretos sejam postos em prática no momento necessário – disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui